O CUIDADOR FAMILIAR FRENTE A CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: AÇÕES EDUCATIVAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.735

Palavras-chave:

Cuidadores; Educação em saúde; Diabetes Mellitus tipo 1.

Resumo

O estudo tem o objetivo de identificar os benefícios e contribuições que a educação em saúde proporciona a cuidadores domiciliares de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa, realizado entre os meses de junho a agosto de 2021, através das respectivas plataformas virtuais que disponibilizam coleções selecionadas de periódicos científicos, foram estas LILACS, IBECS, MEDLINE e BDENF, cruzando com o operador booleano AND, foram encontrados 53 estudos, que após o processo de elegibilidade, restaram 8 pesquisas. A educação em saúde a cuidadores de crianças com diabetes mellitus tipo 1, é de fundamental importância, com o intuído de fornecer uma assistência segura, humanizada e efetiva, sendo as ações educativas voltadas principalmente para a adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico e ações direcionadas aos aspectos sociais e emocionais. Conclui-se que foi possível evidenciar através desse estudo a necessidade que os cuidadores possuem de uma promoção de saúde continua no domicilio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Leandro Barbosa Teixeira, Universidade Estácio de Sá- UNESA

Bacharel em Enfermagem pela Estácio de Sá (2019). Mestrando em Educação em Saúde. Professor Titular das Disciplina de Semiologia e Semiotécnica e Orientador da Liga de Urgência e Emergência (LUENF) e Orientador dos alunos de Graduação em Enfermagem da Universidade Estácio de Sá Nova Iguaçu - RJ.

Allan Bruno Alves de Sousa Santos

Acadêmico do curso Bacharelado em enfermagem pela Faculdade de Educação São Francisco- FAESF.

Luana Pereira Ibiapina Coêlho

Enfermeira pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Pós- graduanda em Gestão em Saúde, Especialista em Saúde Mental, Saúde da Mulher, Neonatologia e Pediatria. Enfermeira Obstetra pelo Programa de Residência da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Centro Endoscópico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Thiemmy de Souza Almeida Guedes

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pós-graduação em Saúde Coletiva pela Faculdade Futura- FAVENI. - Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVEN

Victor Guilherme Pereira da Silva Marques

Acadêmico do curso de Enfermagem pelo Centro Universitário do Piauí- UNIFAPI

Mateus Silva Soares

Acadêmico do curso de Bacharel em Enfermagem na Faculdade de Educação São Francisco - FAESF

Victória Maria Pontes Martins

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário INTA - UNINTA, Diretora de Pesquisa da Liga de Educação em Saúde (LAES) e integrante do Núcleo de Assistência em Enfermagem (neSAE).

Allan Francisco Costa Jaques

Atualmente faz parte do corpo acadêmico do curso de odontologia da UFPE (2019.2 - 2024.1) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Joyce Quirino da Silva

Atualmente faz parte do corpo acadêmico de fonoaudiologia da UFPE (2019.1 - 2022.2) - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Natalia Maria Chagas Evangelista

Enfermeira graduada pela universidade de fortaleza 2011.2. Especialista em terapia intensiva e preceptoria em saúde. Universidade Federal do Ceará- UFC

Winícius de Carvalho Alves

Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Santo Agostinho (2010). Especialização em enfermagem obstétrica e neonatal pela Universidade do Ceuma - UNICEUMA (2010 - 2012), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2014 - 2016).

Dalton Ferreira Matos

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PROBIO), pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É membro do Grupo de Pesquisa em Genética Humana (GPGH) do Campus II-UNEAL.

Raiane Lopes Araujo

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Uninassau-Parnaiba

Edla Nayara da Silva Lima

Acadêmica do curso de Bacharelado em enfermagem da Faculdade M-Educar (FAMED)

Rosângela Oliveira França

Técnica de enfermeria, centro Obstétrico Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago

Dionatan de Deus Cunha Sousa

Enfermeiro por centro universitário Uninovafapi, Teresina Piauí.
Especialista em Enfermagem do trabalho por Faculdade Unileya. Polo Brasília DF Ead.

Referências

ALONSO MARTÍN, Daniel E. et al. Impacto de la educación diabetológica en el control de la diabetes mellitus tipo 1 en la edad pediátrica. Endocrinología y Nutrición, v. 63, n. 10, p. 536-542, dez. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.endonu.2016.08.004. Acesso em: 2 out. 2021.

BERTOLUCI, Marcello Casaccia et al. Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes. 1. ed. [S. l.]: Conectando Pessoas, 2021. E-book. Disponível em: https://doi.org/10.29327/540652. Acesso em: 29 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. (Cadernos de Atenção Básica, n. 36)

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE DIABETES.IDF Diabetes Atlas, 9ªed. Bruxelas, Bélgica: 2019. Disponível em: https://www.diabetesatlas.org

GUPTA, Olga T. et al. Camp-based multi-component intervention for families of young children with type 1 diabetes: A pilot and feasibility study. Pediatric Diabetes, v. 19, n. 4, p. 761-768, 15 dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1111/pedi.12624. Acesso em: 2 out. 2021.

LYGIDAKIS, Charilaos et al. Community- and mHealth-based integrated management of diabetes in primary healthcare in Rwanda (D²Rwanda): the protocol of a mixed-methods study including a cluster randomised controlled trial. BMJ Open, v. 9, n. 7, p. e028427, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1136/bmjopen-2018-028427. Acesso em: 2 out. 2021.

MARKER, Arwen M. et al. A Time-Friendly, Feasible Measure of Nutrition Knowledge in Type 1 Diabetes: The Electronic Nutrition and Carbohydrate Counting Quiz (eNCQ). Journal of Diabetes Science and Technology, v. 13, n. 1, p. 68-74, 1 jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1177/1932296818778608. Acesso em: 2 out. 2021.

MELO, Lucas Pereira de. É como uma família: significados atribuídos a grupos de educação em saúde sobre diabetes por profissionais da saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 8, p. 2497-2506, ago. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232015218.18812015. Acesso em: 29 set. 2021.

MOSES, Madeline; OLENIK, Nicole L. Perceived impact of caregiver’s participation in diabetes education classes on implementation of self-care behaviors. Journal of the American Pharmacists Association, v. 59, n. 4, p. S47—S51.e1, jul. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.japh.2019.05.014. Acesso em: 2 out. 2021.

PEDROSA, Karilena Karlla de Amorim et al . Eficacia de la educación en el tratamiento de la diabetes mellitus tipo 1 realizado por cuidadores de niños. Enferm. glob., Murcia , v. 15, n. 44, p. 88-101, oct. 2016 . Disponible en <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1695-61412016000400004&lng=es&nrm=iso>. accedido en 02 oct. 2021.

PENNAFORT, Viviane Peixoto dos Santos; SOUSA SILVA, Amanda Newle; QUEIROZ, Maria Veraci Oliveira. Características socioculturais e clínicas de crianças com diabetes tipo 1: subsídios ao cuidado de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE on line;, v. 10, n. 5, 2016.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? How to do it? Einstein (São Paulo), v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134. Acesso em: 29 set. 2021.

SOUZA, Rebeca Rosa et al. Cuidado domiciliar à criança e ao adolescente com diabetes mellitus tipo 1 na perspectiva do cuidador [Home care for child and adolescent home care with type 1 diabetes mellitus from the care giver’s perspective] [Atención domiciliaria para niños y adolescentes con diabetes mellitus tipo 1 desde la perspectiva del cuidador]. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. e46013, 16 out. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/reuerj.2020.46013. Acesso em: 29 set. 2021.

ZURITA-CRUZ, Jessie Nallely et al. Influence of the informal primary caretaker on glycemic control among prepubertal pediatric patients with type 1 diabetes mellitus. Jornal de Pediatria, v. 93, n. 2, p. 136-141, mar. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jped.2016.06.008. Acesso em: 2 out. 2021.

Publicado

20/10/2021

Como Citar

Teixeira, L. B. ., Alves de Sousa Santos, A. B., Coêlho , L. P. I. ., Guedes, T. de S. A. ., Marques , V. G. P. da S. ., Soares, M. S. ., … Sousa, D. de D. C. . (2021). O CUIDADOR FAMILIAR FRENTE A CRIANÇA COM DIABETES MELLITUS TIPO 1: AÇÕES EDUCATIVAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(9), e29735. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i9.735