TERRAPLENAGEM NA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v1i1.740Palavras-chave:
: Classificação de solos. Compactação. Escavação. Equipamentos. Rodovias. Terraplenagem.Resumo
Resumo: Nesse estudo, serão abordadas as técnicas utilizadas atualmente no serviço de terraplenagem, ou movimento de terra como também é chamado. Suas etapas, maquinários necessários, planejamento visando reduzir custos, e toda sua definição de modo geral. Terraplenagem define-se pelo ato ou efeito de terraplenar um terreno para que o mesmo fique plano, permitindo assim as próximas etapas da construção. A terraplenagem é primordial, e de extrema importância no ramo da engenharia civil, não sendo possível executar pavimentação e edificação de grandes obras, por exemplo, sem a execução dessa etapa. Exige planejamento adequado, elaboração de cálculos e gráficos, para que sejam feitos os cortes e aterros necessários, com a finalidade de aplanar o terreno evitando o bota fora de restos de terra ou entulhos.
Palavras-chave: Classificação de solos. Compactação. Escavação. Equipamentos. Rodovias. Terraplenagem.
Downloads
Referências
BALBO, José Tadeu. Pavimentação Asfáltica - materiais, projeto e restauração. São Paulo. Editora Oficina de Texto. 2007.
DNER, Manual de Implantação Básica. 2ª Edição. Rio de janeiro - RJ. 1996.
DER-SP, Manual de Normas Pavimentação, Capítulo 11, Estado de São Paulo.
Apostila Construção de Estradas II do Prof. Gil Carvalho Paulo de Almeida, da Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora - MG.
Apostila Estabilização Granulométrica ou Mecânica do Prof. Engenheiro Douglas Fadul Villibor da Escola de Engenharia de São Carlos – SP. 1978.
Apostila Terraplenagem da Profª Jisela Aparecida Santanna Grecco, da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.