CONSUMO DE DROGAS E RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.965Palavras-chave:
Consumo de drogas. Adolescentes. Rendimento escolarResumo
O consumo de drogas se torna cada dia mais usual entre adolescentes que frequentam instituições de ensino e acabam por obstaculizar o rendimento escolar. De forma simultânea, acentuando a desvalorização da educação. Objetivo: Verificar correlação entre estudantes
adolescentes que fazem uso de substâncias psicoativas e o declínio do desempenho escolar por meio de revisão integrativa. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo versando acerca do consumo de substâncias psicoativas por adolescentes e o rendimento escolar realizado por intermédio de revisão integrativa da literatura científica. Como fonte de informações foram incluídos artigos indexados em bases de dados como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),
Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMED, dos últimos 10 anos. Foram utilizados os descritores “Uso de álcool e outras drogas”; “Consumo de drogas”; “Rendimento escolar” e “Adolescentes”. Resultados: Da totalidade de doze artigos recuperados, quatro foram selecionados para o presente estudo por apresentarem dados acerca do consumo de drogas
psicoativas e o rendimento escolar. De acordo com a análise realizada foi possível perceber a associação entre o baixo desempenho escolar de adolescentes que utilizam algum tipo de substância psicoativa. Conclusões: Aponta-se a imprescindibilidade de práticas educativas e preventivas ao uso de drogas em âmbito escolar, bem como o auxílio em rede, contactado pela escola, em casos de situação de uso já está em vigência. Desta maneira, faz-se necessário
reforçar medidas e ações públicas já existentes, de modo a atenuar os desastrosos vieses que induzem o adolescente à drogadição.
Downloads
Referências
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.
BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas. Levantamento nacional sobre o uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004. Disponível em: <https://www.cebrid.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Levantamento-Nacional-sobre-o-Uso-de-Drogas-entre-Crian%C3%A7as-e-Adolescentes-em-Situa%C3%A7%C3%A3o-de-Rua-nas-27-Capitais-Brasileiras-2003.pdf>.
CASELA, A. L. M.; et al. As práticas de prevenção ao uso de drogas no Brasil. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.
CARDOSO, L.R.D; MALBERGIER, A. Problemas escolares e o consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Jan/Abr, 18(1): 27-34, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.
CARLINI, E. A. et al. VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2010.
GOMES, N. P .G; SANTOS, R. M.; MOTA, R. S; PINTO, R. P. F.; ESTRELA, F. M.; BISPO, T.C.F. Associação entre reprovação escolar, bullying e drogas ilícitas em adolescentes: estudo transversal. Online braz. j. nurs.; dez; 17(4), 2018. Disponível em: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5979/html_2>.
JAISOORYA, T. S.; et al. Prevalence & correlates of tobacco use among adolescents in Kerala, India. Indian J Med Res.; Nov; 144(5): 704–711, 2016. Disponível em: <https://www.ijmr.org.in/article.asp?issn=09715916;year=2016;volume=144;issue=5;spage=704;epage=711;aulast=Jaisoorya>.
PAIVA, F. S.; COSTA, P. H. A. Participação juvenil: uma alternativa para se abordar o uso de drogas no processo escolar. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.
PORTO, K.; PASSOS, R.G. O uso de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes: a experiência de um acolhimento institucional no município do Rio de Janeiro. O Social em Questão, p. 171-192, 2016. Disponível em: <http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_35_8_Porto_Passos.pdf>.
SANTOS, R. M. Associação entre reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde em adolescentes de escola pública. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/25378/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Enf_%20Raiane%20Moreira%20Santos.pdf>.
SARTES, L. M. A.; et al. Fatores de risco e de proteção para o uso de álcool e outras drogas. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.
SPENCER, C.; AGAHI, C. Social background, personal relationships, and self-descriptions as predictors of drug-user status: A study of adolescents in post-revolutionary Iran. Drug Alcohol Depend; sep;10(1):77-84, 1982.
SUTHERLAND, I.; SHEPHERD, J. P. Social dimensions of adolescent substance use. Addiction; mar;96(3):445-58, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.