CONSUMO DE DROGAS E RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.965

Palavras-chave:

Consumo de drogas. Adolescentes. Rendimento escolar

Resumo

O consumo de drogas se torna cada dia mais usual entre adolescentes que frequentam instituições de ensino e acabam por obstaculizar o rendimento escolar. De forma simultânea, acentuando a desvalorização da educação. Objetivo: Verificar correlação entre estudantes
adolescentes que fazem uso de substâncias psicoativas e o declínio do desempenho escolar por meio de revisão integrativa. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo versando acerca do consumo de substâncias psicoativas por adolescentes e o rendimento escolar realizado por intermédio de revisão integrativa da literatura científica. Como fonte de informações foram incluídos artigos indexados em bases de dados como a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS),
Scientific Electronic Library Online (Scielo) e PubMED, dos últimos 10 anos. Foram utilizados os descritores “Uso de álcool e outras drogas”; “Consumo de drogas”; “Rendimento escolar” e “Adolescentes”. Resultados: Da totalidade de doze artigos recuperados, quatro foram selecionados para o presente estudo por apresentarem dados acerca do consumo de drogas
psicoativas e o rendimento escolar. De acordo com a análise realizada foi possível perceber a associação entre o baixo desempenho escolar de adolescentes que utilizam algum tipo de substância psicoativa. Conclusões: Aponta-se a imprescindibilidade de práticas educativas e preventivas ao uso de drogas em âmbito escolar, bem como o auxílio em rede, contactado pela escola, em casos de situação de uso já está em vigência. Desta maneira, faz-se necessário
reforçar medidas e ações públicas já existentes, de modo a atenuar os desastrosos vieses que induzem o adolescente à drogadição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Camila Victória Pereira da Silva

Universidade Estadual da Paraíba

Adeilson Pereira da Silva

Universidade Estadual da Paraíba

Clésia Oliveira Pachú

Universidade Estadual da Paraíba

Referências

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015. Rio de Janeiro: IBGE, 2016.

BRASIL. Secretaria Nacional Antidrogas. Levantamento nacional sobre o uso de drogas entre crianças e adolescentes em situação de rua nas 27 capitais brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2004. Disponível em: <https://www.cebrid.com.br/wp-content/uploads/2012/10/Levantamento-Nacional-sobre-o-Uso-de-Drogas-entre-Crian%C3%A7as-e-Adolescentes-em-Situa%C3%A7%C3%A3o-de-Rua-nas-27-Capitais-Brasileiras-2003.pdf>.

CASELA, A. L. M.; et al. As práticas de prevenção ao uso de drogas no Brasil. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.

CARDOSO, L.R.D; MALBERGIER, A. Problemas escolares e o consumo de álcool e outras drogas entre adolescentes. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Jan/Abr, 18(1): 27-34, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572014000100003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>.

CARLINI, E. A. et al. VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras. São Paulo: CEBRID, 2010.

GOMES, N. P .G; SANTOS, R. M.; MOTA, R. S; PINTO, R. P. F.; ESTRELA, F. M.; BISPO, T.C.F. Associação entre reprovação escolar, bullying e drogas ilícitas em adolescentes: estudo transversal. Online braz. j. nurs.; dez; 17(4), 2018. Disponível em: <http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing/article/view/5979/html_2>.

JAISOORYA, T. S.; et al. Prevalence & correlates of tobacco use among adolescents in Kerala, India. Indian J Med Res.; Nov; 144(5): 704–711, 2016. Disponível em: <https://www.ijmr.org.in/article.asp?issn=09715916;year=2016;volume=144;issue=5;spage=704;epage=711;aulast=Jaisoorya>.

PAIVA, F. S.; COSTA, P. H. A. Participação juvenil: uma alternativa para se abordar o uso de drogas no processo escolar. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.

PORTO, K.; PASSOS, R.G. O uso de substâncias psicoativas por crianças e adolescentes: a experiência de um acolhimento institucional no município do Rio de Janeiro. O Social em Questão, p. 171-192, 2016. Disponível em: <http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_35_8_Porto_Passos.pdf>.

SANTOS, R. M. Associação entre reprovação escolar e aspectos sociais e de saúde em adolescentes de escola pública. Dissertação (Mestrado em Enfermagem). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/25378/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%20Enf_%20Raiane%20Moreira%20Santos.pdf>.

SARTES, L. M. A.; et al. Fatores de risco e de proteção para o uso de álcool e outras drogas. In: RONZANI, T. M.; SILVEIRA, P. S. (orgs.). Prevenção ao uso de álcool e outras drogas no contexto escolar. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2014. Disponível em: <http://sisco.copolad.eu/web/uploads/documentos/Prevencao_ao_uso_de_alcool_e_outras_drogas_no_contexto_escolar.pdf>.

SPENCER, C.; AGAHI, C. Social background, personal relationships, and self-descriptions as predictors of drug-user status: A study of adolescents in post-revolutionary Iran. Drug Alcohol Depend; sep;10(1):77-84, 1982.

SUTHERLAND, I.; SHEPHERD, J. P. Social dimensions of adolescent substance use. Addiction; mar;96(3):445-58, 2001.

Publicado

21/12/2021

Como Citar

Victória Pereira da Silva, C., Pereira da Silva, A. ., & Oliveira Pachú , C. . (2021). CONSUMO DE DROGAS E RENDIMENTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(11), e211965. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i11.965