PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE

Autores

  • Angelo Correia Nhancale Universidade Eduardo Mondlane

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1128

Palavras-chave:

COVID-19, Educação, Ensino e Aprendizagem Remoto

Resumo

O presente texto, intitulado Percepções sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem Remoto em Tempo da Pandemia da COVID-19 na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, é resultado de uma pesquisa realizada envolvendo docentes e estudantes dos diferentes cursos de graduação, do primeiro ao quarto ano, tendo em conta a passagem do ensino presencial para o ensino remoto (online), no âmbito dos decretos de estado de emergência e de calamidade pública por conta da pandemia da COVID-19. O objectivo geral da pesquisa é aferir as percepções que os docentes e estudantes da Faculdade de Educação têm sobre o processo de ensino e aprendizagem remota. Como metodologia, privilegiou-se o cruzamento de dados colhidos com base em dois questionários (um para docentes e outro para estudantes) com a literatura relacionada ao ensino remoto. A questão central da pesquisa é: quais são as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes e estudantes com passagem brusca do ensino presencial para o ensino remoto (online) em tempo de pandemia da COVID-19? As respostas dos docentes e estudantes revelam a existência de muitas dificuldades e desafios, em várias perspectivas: conhecimento, domínio e capacidade de uso de ferramentas online; inexistência de capacitação para o uso de diferentes plataformas de aprendizagem remota; fraca capacidade e fraca disponibilidade financeira para custear os encargos com a internet; falta de dispositivos adequados para dar vasão às aulas online, principalmente por parte dos estudantes; dificuldade de comunicação com alguns estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angelo Correia Nhancale, Universidade Eduardo Mondlane

Universidade Eduardo Mondlane

Referências

AGÊNCIA BABUSHKA. Coronavírus e COVID-19: Perguntas e Respostas. Curitiba: Unimed do Brasil, s/d.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 46a ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FALCÃO, Rita Dácio. et al. A fronteira nacional e o livro didático. XII Colóquio Internacional de Geocrítica. 20 páginas, s/l: s/d.

GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Ensino Remoto Emergencial no Contexto da Pandemia Da Covid - 19: Trabalho e Formação do Professor de Geografia no Paraná. Pegada: Mundo do Trabalho. v. 21, n. 3, 25 páginas, set./dez. 2020.

IORI, Vana. Educatori e pedagogisti: Senso dell agire educativoe riconoscimento professionale. s/l: Le Guide Erickson, s/d.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

NETTO, Cristiane Mendes; FERNANDES, Viviane Carvalho. Ensino Híbrido: Uma Experiência na Educação Superior. 10 páginas, Minas Gerais: Universidade Vale do Rio Doce, Maio, 2017.

ONU–OCHA MOÇAMBIQUE. Apelo de Emergência para COVID-19 em Moçambique. Maio-Dezembro, 2020.

PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ensino Remoto ou Ensino à Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura. v. 37, n. 1 e 2, 13 páginas, dez. 2020.

SUNDE, Rosário Martinho; JÚLIO, Ossula Abílio; NHAGUAGUA, Mércia Armindo Farinha. O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. Teresina. Ano 3. v. 3, n. 3, 17 páginas, set./dez. 2020. ISSN - 2674-757X.

Publicado

02/03/2022

Como Citar

Nhancale, A. C. (2022). PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(3), e331128. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1128