PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1128Palavras-chave:
COVID-19, Educação, Ensino e Aprendizagem RemotoResumo
O presente texto, intitulado Percepções sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem Remoto em Tempo da Pandemia da COVID-19 na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, é resultado de uma pesquisa realizada envolvendo docentes e estudantes dos diferentes cursos de graduação, do primeiro ao quarto ano, tendo em conta a passagem do ensino presencial para o ensino remoto (online), no âmbito dos decretos de estado de emergência e de calamidade pública por conta da pandemia da COVID-19. O objectivo geral da pesquisa é aferir as percepções que os docentes e estudantes da Faculdade de Educação têm sobre o processo de ensino e aprendizagem remota. Como metodologia, privilegiou-se o cruzamento de dados colhidos com base em dois questionários (um para docentes e outro para estudantes) com a literatura relacionada ao ensino remoto. A questão central da pesquisa é: quais são as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes e estudantes com passagem brusca do ensino presencial para o ensino remoto (online) em tempo de pandemia da COVID-19? As respostas dos docentes e estudantes revelam a existência de muitas dificuldades e desafios, em várias perspectivas: conhecimento, domínio e capacidade de uso de ferramentas online; inexistência de capacitação para o uso de diferentes plataformas de aprendizagem remota; fraca capacidade e fraca disponibilidade financeira para custear os encargos com a internet; falta de dispositivos adequados para dar vasão às aulas online, principalmente por parte dos estudantes; dificuldade de comunicação com alguns estudantes.
Downloads
Referências
AGÊNCIA BABUSHKA. Coronavírus e COVID-19: Perguntas e Respostas. Curitiba: Unimed do Brasil, s/d.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? 46a ed. São Paulo: Brasiliense, 2005.
FALCÃO, Rita Dácio. et al. A fronteira nacional e o livro didático. XII Colóquio Internacional de Geocrítica. 20 páginas, s/l: s/d.
GOMES, Marquiana de Freitas Vilas Boas. Ensino Remoto Emergencial no Contexto da Pandemia Da Covid - 19: Trabalho e Formação do Professor de Geografia no Paraná. Pegada: Mundo do Trabalho. v. 21, n. 3, 25 páginas, set./dez. 2020.
IORI, Vana. Educatori e pedagogisti: Senso dell agire educativoe riconoscimento professionale. s/l: Le Guide Erickson, s/d.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
MORIN, Edgar. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. 8a Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
NETTO, Cristiane Mendes; FERNANDES, Viviane Carvalho. Ensino Híbrido: Uma Experiência na Educação Superior. 10 páginas, Minas Gerais: Universidade Vale do Rio Doce, Maio, 2017.
ONU–OCHA MOÇAMBIQUE. Apelo de Emergência para COVID-19 em Moçambique. Maio-Dezembro, 2020.
PAIVA, Vera Lúcia Menezes de Oliveira. Ensino Remoto ou Ensino à Distância: efeitos da pandemia. Estudos Universitários: revista de cultura. v. 37, n. 1 e 2, 13 páginas, dez. 2020.
SUNDE, Rosário Martinho; JÚLIO, Ossula Abílio; NHAGUAGUA, Mércia Armindo Farinha. O Ensino Remoto em Tempos da Pandemia da Covid-19: Desafios e Perspectivas. Revista Epistemologia e Práxis Educativa. Teresina. Ano 3. v. 3, n. 3, 17 páginas, set./dez. 2020. ISSN - 2674-757X.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.