PERCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REMOTO EM TEMPO DA PANDEMIA DA COVID-19 NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1128Palavras-chave:
COVID-19; Educação; Ensino e Aprendizagem Remoto.Resumo
O presente texto, intitulado Percepções sobre o Processo de Ensino e Aprendizagem Remoto em Tempo da Pandemia da COVID-19 na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, é resultado de uma pesquisa realizada envolvendo docentes e estudantes dos diferentes cursos de graduação, do primeiro ao quarto ano, tendo em conta a passagem do ensino presencial para o ensino remoto (online), no âmbito dos decretos de estado de emergência e de calamidade pública por conta da pandemia da COVID-19. O objectivo geral da pesquisa é aferir as percepções que os docentes e estudantes da Faculdade de Educação têm sobre o processo de ensino e aprendizagem remota. Como metodologia, privilegiou-se o cruzamento de dados colhidos com base em dois questionários (um para docentes e outro para estudantes) com a literatura relacionada ao ensino remoto. A questão central da pesquisa é: quais são as dificuldades e desafios enfrentados pelos docentes e estudantes com passagem brusca do ensino presencial para o ensino remoto (online) em tempo de pandemia da COVID-19? As respostas dos docentes e estudantes revelam a existência de muitas dificuldades e desafios, em várias perspectivas: conhecimento, domínio e capacidade de uso de ferramentas online; inexistência de capacitação para o uso de diferentes plataformas de aprendizagem remota; fraca capacidade e fraca disponibilidade financeira para custear os encargos com a internet; falta de dispositivos adequados para dar vasão às aulas online, principalmente por parte dos estudantes; dificuldade de comunicação com alguns estudantes.
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