ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Luisa Maria Evangelista Morais
  • Kátia Karoline Alves Julião
  • Raquel Alves Julião
  • Ronnielle Cabral Rolim
  • Maria Helenice Rocha Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1451

Palavras-chave:

Deficiência intelectual, Coeficiente de inteligência, Inclusão

Resumo

Desde os primórdios da existência humana na Terra, os seres apresentam suas individualidades e suas características únicas o que os tornam diferentes. Cada diferença tende a separar as pessoas em grupos, desde aqueles que apresentam ou não deficiências. E, dentre essas deficiências, pode-se citar as deficiências intelectuais, que com o avanço da medicina torna-se cada vez mais fácil identificá-las, quais os seus tipos e como trabalhá-las nos diferentes âmbitos, inclusive no escolar. Assim, esse estudo objetiva realizar um levantamento bibliográfico sobre os tipos de deficiências . A metodologia utilizada para elaboração deste artigo é realizada a partir de pesquisa bibliográfica, referentes ao objeto de estudo. Com esse estudo foi possível aprofundar um pouco mais o conhecimento quanto ao tema, entender o que significa a deficiência intelectual, ou seja, seu conceito. Foi possível aprender sua classificação, possíveis causas e diagnósticos clínicos e como a escola pode atuar para promover a aprendizagem dos deficientes cognitivos. Conclui-se, portanto, que apesar dos estudos sobre as deficiências intelectuais, ainda é necessária uma forma de diagnóstico que não enquadre as pessoas em números e que leve em consideração as particularidades de cada pessoa. Além disso, é importante que os profissionais da educação e a escola sejam mais bem preparados para lidar com esses alunos e prepará-los para a vida social. Assim, esse estudo objetiva realizar um levantamento bibliográfico sobre os tipos de deficiências intelectuais e como a escola pode atuar em alunos com tal deficiência.

 

 

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Biografia do Autor

  • Luisa Maria Evangelista Morais

    Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE

  • Kátia Karoline Alves Julião

    Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE

  • Raquel Alves Julião

    Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar pela PLUS e Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE.

  • Ronnielle Cabral Rolim

    Mestrando pela FACEM, formador de Ciências e dos Gestores na Rede Municipal de Caucaia-CE. Licenciado em Ciências pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Regional do Cariri – URCA.

     

  • Maria Helenice Rocha Silva

    Mestranda pela FACEM, Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú (UVA), Professora Na Rede Municipal de Caucaia- CE.

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Publicado

11/05/2022

Como Citar

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS ESTUDANTES DIAGNOSTICADOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(5), e351451. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i5.1451