A PERCEPÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE MORRINHOS/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1530

Palavras-chave:

Environmental Education, Environmental Preservation, Environmental Sustainability

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar a percepção de professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das escolas municipais rurais de Morrinhos/GO sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental, a saber: Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, Escola Municipal Lindolfo Alves Pinto e Escola Municipal José Cândido da Silva. Por ser uma pesquisa que envolve a percepção do sujeito, optou-se pelo estudo de caso com o emprego de uma abordagem qualitativa para análise dos dados. Em todas as escolas foram aplicados questionários com perguntas semiestruturadas para as sete professoras participantes da pesquisa, relacionadas às questões ambientais. Cabe esclarecer que este estudo decorre da inquietação em repensar a relação do homem com a natureza, bem como das concepções de desenvolvimento, progresso e crescimento impostas pelo modelo econômico capitalista e a forma como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas escolas rurais. Os resultados mais importantes apontam que a escola é um dos principais locais para promover mudanças de comportamento ao trabalhar com os diversos saberes ambientais, porém, muitos desafios no trabalho com a EA ainda precisam ser superados, a começar pela formação dos professores. A maior parte dos sujeitos da pesquisa ainda tem uma visão reducionista, naturalizada e antropocêntrica tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação à EA.

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Biografia do Autor

Flavio Reis dos Santos

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Pós-Doutorando em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG).

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Publicado

15/06/2022

Como Citar

Ferreira Candido, C. R., & Reis dos Santos, F. (2022). A PERCEPÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE MORRINHOS/GO . RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361530. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1530