A PERCEPÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS RURAIS DE MORRINHOS/GO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1530Palavras-chave:
Educação Ambiental, Preservação Ambiental, Sustentabilidade AmbientalResumo
O presente estudo teve o objetivo de analisar a percepção de professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das escolas municipais rurais de Morrinhos/GO sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental, a saber: Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, Escola Municipal Lindolfo Alves Pinto e Escola Municipal José Cândido da Silva. Por ser uma pesquisa que envolve a percepção do sujeito, optamos pelo estudo de caso com o emprego de uma abordagem qualitativa para análise dos dados. Em todas as escolas foram aplicados questionários com perguntas semiestruturadas para as sete professoras participantes da pesquisa, relacionadas às questões ambientais. Esclarecemos que este estudo decorre de nossa inquietação em repensar a relação do homem com a natureza, bem como das concepções de desenvolvimento, progresso e crescimento impostas pelo modelo econômico capitalista e a forma como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas escolas rurais. Os resultados mais importantes apontam que a escola é um dos principais locais para promover mudanças de comportamento ao trabalhar com os diversos saberes ambientais, porém, muitos desafios no trabalho com a EA ainda precisam ser superados, a começar pela formação dos professores. A maior parte dos sujeitos da pesquisa ainda tem uma visão reducionista, naturalizada e antropocêntrica tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação à EA.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm.BRASIL. Acesso em: 20 jul. 2019.
BRASIL. Agenda 21. 1992. Brasília: MMA, 1992. Disponível em: https://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/agenda-21/agenda-21-global.html. Acesso em: 11 jun. 2020.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/SEB/CNE/CONSEB/UNDINE, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 03 jul. 2020.
BRASIL. Carta de Belgrado. Brasília: MMA, 1995. Disponível em: https://www.mma.gov.br/informma/item/8066-carta-de-belgrado.html. Acesso em: 14 mar. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 03 jul. 2020.
BRASIL. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, e dá outras providências. Brasília, 25 de junho de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/D4281.htm. Acesso em: 02 jul. 2020.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file. Acesso em: 13 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Brasília, em 31 de agosto de 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L6938.htm. Acesso em: 03 mai. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 03 jul. 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Brasília: MEC/SEF, 1997a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro081.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
BRASIL. Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílio (PNAD – 2017). Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/21253-pnad-continua-2017-numero-de-jovens-que-nao-estudam-nem-trabalham-ou-se-qualificam-cresce-5-9-em-um-ano. Acesso em 12 jul. 2020.
BRASIL. Programa Nacional de Educação Ambiental. 3 ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/pronea3.pdf. Acesso em: 23 jul. 2020.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Brasília: MEC/CNE/CP, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp002_12.pdf. Acesso em: 09 jul. 2020.
BRASIL. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/CNE/CEB, 2009Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb005_09.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.
FAGGIONATO, Sandra. Percepção Ambiental. Materiais e Textos, n. 4, 2002. Disponível em: http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt4.html. Acesso em: 17 nov. 2019.
FERNANDES, Roosevelt S.; SOUZA, Valdir José de; PELISSARI, Vinicius Braga; FERNANDES, Sabrina T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. 2003. Disponível em: http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.
GUIMARÃES, Mauro. A dimensão ambiental na educação. 7. ed. Campinas: Papirus, 2005.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. A crise ambiental e suas implicações na educação. In: QUINTAS, José Silva. (Org.). Pensando e praticando educação ambiental na gestão do meio ambiente. 2.ed. Brasília: Edições IBAMA, 2002. Disponível em: http://www.ibama.gov.br/sophia/cnia/livros/pensandoepraticandoaeducacaoambientalnagestaodomeioambientedigital.pdf. Acesso em: 5 mai. 2020.
LAYRARGUES, Philippe Pomier. Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável: evolução de um conceito? Proposta, v. 25, n. 71, 1997. Disponível em: https://fase.org.br/wp-content/uploads/2016/06/Proposta-Revista-Trimestral-de-Debate-da-Fase-n%C2%BA-71-1997-02.pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.
LEFF, Enrique. Epistemologia ambiental. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente e Educação, Rio Grande, n. 8, 2003. Disponível em: https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/897. Acesso em: 5 de mai. 2020.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Trajetória e fundamentos da Educação Ambiental. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
MEDEIROS, Aurélia Barbosa de; MENDONÇA, Maria José da Silva Lemes.; SOUSA, Gláucia Lourenço de;
OLIVEIRA, Itamar Pereira de. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v. 4, n. 1, set. 2011. Disponível em: http://revista.fmb.edu.br/index.php/fmb/article/view/30. Acesso em: 17 jul. 2020.
MELAZO, Guilherme Coelho. Percepção Ambiental e Educação Ambiental: uma reflexão sobre as relações interpessoais e ambientes no espaço urbano. Olhares & Trilhas, Uberlândia, Ano VI, n. 6, 2005. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/3477. Acesso em: 15 mai. 2020.
MOLINA, Mônica C.; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores - reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, jul./dez. 2014. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso dia: 20 nov. 2019.
MOLINA, Mônica Castagna; FREITAS, Helana Célia de Abreu. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em Aberto. Brasília, v. 24, n. 85, abr. 2011. Disponível em: https://seminarionacionallecampo2015.files.wordpress.com/2015/09/avanc3a7os-e-desafios-na-construc3a7c3a3o-da-educac3a7c3a3o-do-campo.pdf. Acesso em: 12 de jun. 2020.
ONU. Agenda 21. 1992. Disponível em: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/agenda21/Agenda_21_Global_Integra.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020.
ONU/CMMAD. Nosso Futuro Comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4245128/mod_resource/content/3/Nosso%20Futuro%20Comum.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
PEDRINI, Alexandre; COSTA, Érika Andrade; GHILARDI, Natalia. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência e Educação, Bauru/SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100010. Acesso em: 09 jun. 2019.
PELICIONI, Maria Cecília Focesi; PHILIPPI JR., Arlindo. Bases Políticas, Conceituais, Filosóficas e Ideológicas da Educação Ambiental. In: PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental e sustentabilidade. 2. ed. Barueri/SP: Manole, 2014.
REIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 2007.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
SENAR/GO. Agrinho. Disponível em: https://sistemafaeg.com.br/senar/programas-e-servicos/agrinho. Acesso em: 18 ago. 2020.
UNESCO. Carta de Belgrado: uma estrutura global para a educação ambiental. Brasília: Governo Federal, 1975. Disponível em http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/deds/pdfs/crt_belgrado.pdf. Acesso em 20 abr. 2020.
UNESCO/PNUMA. Algumas Recomendações da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental aos Países Membros. Tbilisi, CEI, de 14 a 26 de outubro de 1977. 1977. Disponível em: http://www.fzb.rs.gov.br/upload/20130508155354tbilisi.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
VELASCO, Sirio Lopez. Perfil da Lei de Política Nacional de Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 2, jan./fev./mar. 2000. Disponível em: https://www.dm.ufscar.br/~salvador/homepage/pro_ciencias_2002/materialdistribuido/Educacao%20Ambiental%20e%20Meio%20Ambiente/Sirio%20artigo%20PNEA%20set%202001.pdf. Acesso em: 18 ago. 2020.
WATANABE, Carmem Ballão. Fundamentos teóricos e prática da educação ambiental. E-Tec Brasil, Instituto Federal Paraná, Educação a Distância, Curitiba, 2011. Disponível em: http://proedu.rnp.br/bitstream/handle/123456789/659/1a_Disciplina_-_Fundamentos_Teoricos.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 18 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.