COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: COMO PREPARAR ESTUDANTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI FRENTE À ERA DA COMPETITIVIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1539

Palavras-chave:

Competências Socioemocionais, EJA, Projeto de vida

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo pensar as Competências Socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como proposta pedagógica para enfrentar os desafios da contemporaneidade frente à era da competitividade. Refletir sobre a importância de construir práticas sensíveis com fins de criar um espaço para um aprendizado mais completo e promover um impacto no bem-estar dos estudantes, incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. Na busca de reconectar o indivíduo ao mundo que vive faz-se necessário passar pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Assumir o compromisso de promover para com estudantes uma educação voltada para o acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se um espaço de aprendizagem não-excludente, o “projeto de vida” da Escola Estadual Dim Viegas do Município de José Raydan-MG  vem ampliando ações próprias e específicas na EJA, como a sensibilização dos estudantes por meio de atividades pedagógicas coletivas, palestras e seus convidados, interação com oficinas variáveis, diálogo com as famílias, conscientização de todo corpo escolar e social para a promoção de uma educação de qualidade, capacitação dos educadores, o desenvolvimento de materiais e estratégias diferenciadas, entre outros.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tayna Bertoldo da Silva

Graduada em Licenciatura em Dança (UFRJ); especialista em De/eficiências Múltiplas e Sensoriais (F. Única). Pesquisadora do Corpo e do Movimento em Dança na Acessibilidade e Saúde Mental; Educadora de Dança Educação e Preparadora Corporal de Dança Saúde. Integrante do Projeto “Instigando a Ciência e a Tecnologia pelo VideoDança”(DAC/UFRJ).

 

Lindaura Bertoldo da Rocha Pereira

Bacharela em Ciências Contábeis (UNIUBE). Licencianda em Pedagogia (UNIUBE).
Professora regente Projeto de Vida na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Referências

ALVES, Rubem. Educação dos Sentidos e mais. Campinas: Verus Editora, 2005.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Resolução CNE/CEB nº 11/2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

ª edição, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação, 2014.

ESPINOSA, Baruch. Os pensadores. São Paulo: Abril, 1979.

CALFA, Maria Ignez. Teias, Tramas e Tessituras: uma Travessia. In.: VIII Congresso Brasileiro da Associação de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2008. Belo Horizonte. Anais do VIII Congresso da ABRACE. Belo Horizonte: Editora UFMG,2008. V.4 n°1.

CORTELLA, Mario Sergio. Educação, convivência e ética: audácia e esperança! São Paulo: Cortez, 2015.

EARP, Helenita de Sá. O Campo Psicológico da Dança Educacional. In Arquivos da Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Ano II, n. 2, Junho de 1946. p. 17- 20. Rio de Janeiro: Universidade do Brasil, Escola Nacional de Educação Física e Desportos, 1946. 132 p. disponível em: http://www.ceme.eefd.ufrj.br/docs/mdenefd.html. Acessado em Agosto de 2021.

EARP, Ana Célia. Princípios de conecções dos movimentos básicos em suas relações anátomo-cinesiológicas na dança segundo Helenita Sá Earp. In.: Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 2010.

EARP, Helenita Sá. Fundamentos Filosóficos, Científicos, Artísticos e Educacionais da Dança, Rio de Janeiro, manuscrito, sem data definida.

KELEMAN, Stanley. Anatomia Emocional. São Paulo: Grupo Editorial Summus, 1992.

KELEMAN, Stanley. Padrões de Distresse: agressões emocionais e forma humana. São Paulo: Summus, 1992.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, 2019.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Promoção da Saúde, 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Política Nacional de Humanização, 2013.

MONTAGU, Ashley. Tocar – O significado humano da pele. 9. ed. São Paulo: Summus, 1988.

MORAN, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. São Paulo, ECA-Ed. Moderna. Revista Comunicação & Educação, 1995.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33 ed.São Paulo: Paz e terra, 1997.

STOKOE Patricia et al. La expresión corporal-danza en el congreso pedagógico. Trabalho apresentado nas 3as Jornadas “El Perfil del Nuevo Docente para el Cambio Educativo”. Buenos Aires. Mimeografado, 1987(a).

STOKOE, Patricia. Expresión corporal: arte, salud y educación. Buenos Aires: ICSAHumanitas, 1987(b).

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TORRALBA, Ruth. Sensorial do corpo: via régia ao inconsciente. Niterói: Eduff, 2016.

TEIXEIRA, Letícia. Conscientização do movimento, uma prática corporal. São Paulo: Caioá, 1998.

TORO, R. Biodanza. São Paulo: Olavobrás, 2002.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Bertoldo da Silva, T., & Bertoldo da Rocha Pereira, L. (2022). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: COMO PREPARAR ESTUDANTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI FRENTE À ERA DA COMPETITIVIDADE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(6), e361539. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1539