COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: COMO PREPARAR ESTUDANTES PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO SÉCULO XXI FRENTE À ERA DA COMPETITIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i6.1539Palavras-chave:
Competências Socioemocionais, EJA, Projeto de vidaResumo
O presente trabalho tem como objetivo pensar as Competências Socioemocionais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação de Jovens e Adultos (EJA) como proposta pedagógica para enfrentar os desafios da contemporaneidade frente à era da competitividade. Refletir sobre a importância de construir práticas sensíveis com fins de criar um espaço para um aprendizado mais completo e promover um impacto no bem-estar dos estudantes, incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes. Na busca de reconectar o indivíduo ao mundo que vive faz-se necessário passar pelo desenvolvimento das competências socioemocionais. Assumir o compromisso de promover para com estudantes uma educação voltada para o acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno nas suas singularidades e originalidades, constituindo-se um espaço de aprendizagem não-excludente, o “projeto de vida” da Escola Estadual Dim Viegas do Município de José Raydan-MG vem ampliando ações próprias e específicas na EJA, como a sensibilização dos estudantes por meio de atividades pedagógicas coletivas, palestras e seus convidados, interação com oficinas variáveis, diálogo com as famílias, conscientização de todo corpo escolar e social para a promoção de uma educação de qualidade, capacitação dos educadores, o desenvolvimento de materiais e estratégias diferenciadas, entre outros.
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