O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS E A INCLUSÃO SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1687Palavras-chave:
Autism, Apprenticeship, InclusionResumo
Este artigo tem como objetivo descrever os desafios para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando dificuldades, características, comportamentos, relações sociais e inclusão. O autismo é descrito como uma síndrome do desenvolvimento que se manifesta normalmente em crianças, podendo variar do leve ao mais severo. A Lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com TEA em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso é imprescindível assegurar sua inclusão. O estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e dialético. Os resultados indicam que as crianças com autismo possuem habilidades técnicas, porém necessitam de metodologias diferentes para que possam adquirir as habilidades sociais, sublinha-se que o foco da educação especial não pode estar centrado nas atividades, mas nos aspectos pedagógicos, atividades diferentes para as crianças autistas podem conduzir a exclusão.
Downloads
Referências
Albuquerque, A. P.; Martínez, A. M. (2012). Inclusão escolar e subjetividade social da escola: relações e possibilidades. In: A.U Branco & M. C. Lopes de Oliveira (Eds.). Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural, pp.185-212. Porto Alegre: Mediação.
Associação Americana De Psiquiatria. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – (DSM- IVTR.), 4. ed. Porto Alegre: Artmed.
Barberini, K. Y. (2016). A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun.
Baron-Cohen, S. (2013). Autismo e a Mente Técnica. Scientific American, v. 54, Ago-set.
Battisti, Aline Vasconcelos; Heck, Giomar Maria Poletto. (2015). A inclusão escolar de crianças com autismo na educação básica: teoria e prática. Universidade Federal da Fronteira do Sul. Disponível em:<https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1251>. Acesso em 01.05.22
Brasil. Ministério Da Educação. Secretaria De Educação Especial. (2008) Política Nacional De Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva Brasília, Df.
Brasil. (2012). Lei Nº 12.764 De 2012. Política Nacional De Proteção Dos Direitos Das Pessoas Com Transtorno Do Espectro Do Autismo. Brasília: Mec/Seesp.
Canal Autismo (2022). Disponível Em:
Dazzani, Maria Virgínia Machado. A Psicologia Escolar E A Educação Inclusiva: Uma Leitura Crítica. Psicologia Ciência E Profissão. Brasília, V. 30, N. 2, P. 362-375, 2010.
Jomtien. (1990). Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos. Jomtien, Tailândia, 5 A 9 De Março De 1990. Disponível Em:< Http://Forumeja.Org.Br/Pi/Sites/ Forumeja.Org.Br.Pi/Files/Declaracao%20-%20jomtien%20-% 20tailandia.Pdf>. Acesso Em: 0.05.22.
Declaração De Salamanca. (1994) Sobre Princípios, Políticas E Práticas Na Área Das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca-Espanha.
Ferreira Lbp. (2018). Um Percurso Sobre O Autismo: História, Clínica E Perspectivas. Cad Deligny, 1(1):110-9.
Fernandes, A. L. M. (2016). O Papel Da Música No Currículo Funcional Do Ensino De Ciências Para Alunos Com Autismo: Formação Continuada. 2016. 83 F. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências) - Universidade Federal De Itajubá, Itajubá.
Lara, J. G.. (2012). El Autismo: Historia Y Clasificaciones. Salud Mental. Junio De 2012;35(3):257-61.
Gil, Antonio Carlos. (1999). Métodos E Técnicas De Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.
Goldberg, K. (2005). Autismo: Uma Perspectiva Histórico-Evolutiva. Revista De Ciências Humanas E Educação, 6(6), 181-196. Doi:10.31512/Pch.V6i6.263
Jóia, M. (2018). A Inclusão De Crianças Na Escola: O Papel Do Educador Diante Das Dificuldades De Aprendizagem. Rj: Wak Editora.
Kanner, L. (1943). Autistic Disturbances Of Affective Contact. Nervous Child, 2, 217-250.
Lakatos, E. M; Marconi, M. De A. (2003). Fundamentos De Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas.
Póvoas, J. M. T. 2022. Breve Histórico Sobre O Autismo Infantil. Cis. Disponível Em:< Https://Cisescolar.Com.Br/Artigos/Breve-Historico-Sobre-O-Autismo-Infantil/>. Acesso Em 01.04.22
Santos, Cristiane Fontes; Santos, Herica Carmen dos; Santana, Maria Jussara. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. Disponível em:< O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS (fslf.edu.br)>. Acesso em 20.06.22
Silva, E. (2020). Reflexões Sobre A Atualidade Do Marxismo Na Pesquisa: Enfoque No Método Dialético. Revista Fragmentos De Cultura - Revista Interdisciplinar De Ciências Humanas, 29(3). Https://Doi.Org/10.18224/Frag.V29i3.7242
Souza, Kellcia Rezende; Kerbauy, Maria Teresa Miceli. (2018). O Direito À Educação Básica Nas Declarações Sobre Educação Para Todos De Jomtien, Dakar E Incheon. Revista On Line De Política E Gestão Educacional, Araraquara, V. 22, N. 2, P. 668-681, Maio/Ago.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.