O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS E A INCLUSÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1687

Palavras-chave:

Autismo, Aprendizagem, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever os desafios para a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), enfatizando dificuldades, características, comportamentos, relações sociais e inclusão. O autismo é descrito como uma síndrome do desenvolvimento que se manifesta normalmente em crianças, antes dos três anos. Atualmente, vem sendo bem mais divulgado pela mídia, descrito como um espectro, pois as características podem variar do leve ao mais severo.  A Lei 12.764/2012 garante o direito da pessoa com TEA em obter atendimento adequado no ensino regular, por isso é imprescindível assegurar sua inclusão. O estudo se constitui em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo e dialético. Os resultados indicam que as crianças com autismo possuem habilidades técnicas, porém necessitam de metodologias diferentes para que possam adquirir as habilidades sociais, sublinha-se que o foco da educação especial não pode estar centrado nas atividades, mas nos aspectos pedagógicos, atividades diferentes para as crianças autistas podem conduzir a exclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Luciana Menezes de Almeida

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Thatiana Soares dos Santos

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Angela dos Santos Sousa Alves

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Dayana dos Santos Sousa

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Gisele da Conceição Tavares Vargas de Siqueira

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Jaqueline Flávia Rodrigues da Cunha França

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Renata Cristina da Conceição Barros

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Verônica Cristina Pinto de Amorim

Mestranda em Educação pela Universidad Columbia Del Paraguay - UCP

Alequexandre Galvez de Andrade

Doutor em Administração e Professor no Instituto Federal de São Paulo - IFSP

Referências

Albuquerque, A. P.; Martínez, A. M. (2012). Inclusão escolar e subjetividade social da escola: relações e possibilidades. In: A.U Branco & M. C. Lopes de Oliveira (Eds.). Diversidade e cultura da paz na escola: contribuições da perspectiva sociocultural, pp.185-212. Porto Alegre: Mediação.

Associação Americana De Psiquiatria. (2002). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – (DSM- IVTR.), 4. ed. Porto Alegre: Artmed.

Barberini, K. Y. (2016). A escolarização do autista no ensino regular e as práticas pedagógicas. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46-55, jun.

Baron-Cohen, S. (2013). Autismo e a Mente Técnica. Scientific American, v. 54, Ago-set.

Battisti, Aline Vasconcelos; Heck, Giomar Maria Poletto. (2015). A inclusão escolar de crianças com autismo na educação básica: teoria e prática. Universidade Federal da Fronteira do Sul. Disponível em:<https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1251>. Acesso em 01.05.22

Brasil. Ministério Da Educação. Secretaria De Educação Especial. (2008) Política Nacional De Educação Especial Na Perspectiva Da Educação Inclusiva Brasília, Df.

Brasil. (2012). Lei Nº 12.764 De 2012. Política Nacional De Proteção Dos Direitos Das Pessoas Com Transtorno Do Espectro Do Autismo. Brasília: Mec/Seesp.

Canal Autismo (2022). Disponível Em:

Dazzani, Maria Virgínia Machado. A Psicologia Escolar E A Educação Inclusiva: Uma Leitura Crítica. Psicologia Ciência E Profissão. Brasília, V. 30, N. 2, P. 362-375, 2010.

Jomtien. (1990). Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos. Jomtien, Tailândia, 5 A 9 De Março De 1990. Disponível Em:< Http://Forumeja.Org.Br/Pi/Sites/ Forumeja.Org.Br.Pi/Files/Declaracao%20-%20jomtien%20-% 20tailandia.Pdf>. Acesso Em: 0.05.22.

Declaração De Salamanca. (1994) Sobre Princípios, Políticas E Práticas Na Área Das Necessidades Educativas Especiais. Salamanca-Espanha.

Ferreira Lbp. (2018). Um Percurso Sobre O Autismo: História, Clínica E Perspectivas. Cad Deligny, 1(1):110-9.

Fernandes, A. L. M. (2016). O Papel Da Música No Currículo Funcional Do Ensino De Ciências Para Alunos Com Autismo: Formação Continuada. 2016. 83 F. Dissertação (Mestrado Profissional Em Ensino De Ciências) - Universidade Federal De Itajubá, Itajubá.

Lara, J. G.. (2012). El Autismo: Historia Y Clasificaciones. Salud Mental. Junio De 2012;35(3):257-61.

Gil, Antonio Carlos. (1999). Métodos E Técnicas De Pesquisa Social. São Paulo: Atlas.

Goldberg, K. (2005). Autismo: Uma Perspectiva Histórico-Evolutiva. Revista De Ciências Humanas E Educação, 6(6), 181-196. Doi:10.31512/Pch.V6i6.263

Jóia, M. (2018). A Inclusão De Crianças Na Escola: O Papel Do Educador Diante Das Dificuldades De Aprendizagem. Rj: Wak Editora.

Kanner, L. (1943). Autistic Disturbances Of Affective Contact. Nervous Child, 2, 217-250.

Lakatos, E. M; Marconi, M. De A. (2003). Fundamentos De Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas.

Póvoas, J. M. T. 2022. Breve Histórico Sobre O Autismo Infantil. Cis. Disponível Em:< Https://Cisescolar.Com.Br/Artigos/Breve-Historico-Sobre-O-Autismo-Infantil/>. Acesso Em 01.04.22

Santos, Cristiane Fontes; Santos, Herica Carmen dos; Santana, Maria Jussara. O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS. Disponível em:< O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS (fslf.edu.br)>. Acesso em 20.06.22

Silva, E. (2020). Reflexões Sobre A Atualidade Do Marxismo Na Pesquisa: Enfoque No Método Dialético. Revista Fragmentos De Cultura - Revista Interdisciplinar De Ciências Humanas, 29(3). Https://Doi.Org/10.18224/Frag.V29i3.7242

Souza, Kellcia Rezende; Kerbauy, Maria Teresa Miceli. (2018). O Direito À Educação Básica Nas Declarações Sobre Educação Para Todos De Jomtien, Dakar E Incheon. Revista On Line De Política E Gestão Educacional, Araraquara, V. 22, N. 2, P. 668-681, Maio/Ago.

Publicado

24/07/2022

Como Citar

Menezes de Almeida, L., Soares dos Santos, T., Santos Sousa Alves, A. dos, Santos Sousa , D. dos, Conceição Tavares Vargas de Siqueira, G. da ., Flávia Rodrigues da Cunha França , J., … Galvez de Andrade, A. (2022). O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS E A INCLUSÃO SOCIAL. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371687. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1687