CONFIRMATION BIAS IN INNOVATION DECISION-MAKING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1744

Palavras-chave:

Behavioral economics, Neuroeconomics, Confirmation bias

Resumo

Potential innovators need to overcome many challenges. One such challenge is confirmation bias in decision-making. Human evolution has programmed the brain to act quickly in the face of a threat in the environment. In this way, thinking and (instantaneously) acting rationally is almost impossible for most people. This causes several negative effects on decision-making, notably cognitive biases. For example, an entrepreneur who wants to launch a new product on the market tends to convince herself/himself that her/his product is innovative, ignoring evidence to the contrary, this being a confirmation bias. An innovative analysis of the causes and consequences of the confirmation bias in innovation decision-making is the main goal of this article.

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Biografia do Autor

  • José Chavaglia Neto, Fundação Getúlio Vargas

    Economista, professor de empreendedorismo e inovação na Fundação Getúlio Vargas (FGV Management), é professor convidado no programa de doutorado em Neuromarketing da Flórida Christian University (EUA), pesquisador no Observatório de Liderança FGV-NEOP, consultor de empresas, membro do conselho editorial do International Journal of Latest Trends in Finance and Economic Sciences, no Reino Unido e do International Journal of Innovation Studies, na Suíça. Seu estudo sobre emoções no consumo é referência nas pesquisas do Census Bureau (Órgão responsável pela publicação do Censo dos Estados Unidos). Foi gerente regional em uma empresa de consultoria em neuromarketing, e professor auxiliar de marketing turístico na Universidade Europeia (Portugal). Estudou desenvolvimento de produtos e serviços na Universidade de Stanford. É Doutor em Métodos Quantitativos e Mestre em Gestão Empresarial pelo Instituto Universitário de Lisboa ISCTE/IUL. M.B.A – em Gestão de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Especialista em Controladoria e Finanças pela FCETM-MG. Autor dos livros “neuroeconomia”, “inovação de valor”, “Neuromarketing”, “energia solar como fonte de vantagem competitiva” e “sucesso profissional”. Além de diversos artigos e capítulos de livros sobre negócios no Brasil e no exterior.

  • José António Candeias Bonito Filipe

    Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, Mestre em Ciências de Gestão pelo ISCTE-IUL, Doutor em Métodos Quantitativos (Investigação Operacional) pelo ISCTE-IUL; Professor Auxiliar com Habilitação no ISCTE-IUL. Membro dos grupos de investigação ISTAR-IUL e BRU-IUL. Áreas de investigação: Matemática; Estatisticas; Processos Estocásticos - Filas e Probabilidades Aplicadas; Teoria do jogo; Aplicações à Economia, Gestão, Finanças e Problemas Sociais; Turismo; Economia Ambiental e dos Recursos Naturais.

  • António Bento Ratão Caleiro

    Doctor of Philosophy em Economia em 2001/05/19 pelo(a) European University Institute. Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora, Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora e Professor Auxiliar no(a) Universidade de Évora Escola de Ciências Sociais. 

  • Anderson de Souza Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas

    Professor Adjunto do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos da FGV EAESP. Professor Visitante na University of Louisiana at Lafayette (USA). Pesquisador do Observatório de Segurança e Defesa da Escola Superior de Guerra (ESG).  Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Administração, Doutor em Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Administração, Especialista em Gestão Estratégica e Graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  Membro Fundador do Fórum Lusófono de Administração e Gestão (FLAG). Pesquisador do Research Center for Work, Health and Organizational Effectiveness - CRITEOS (HEC Montreal), do Núcleo de Estudos Organizacionais, Sociedade e Subjetividade - NOSS (CEFET-MG), do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho - NERHURT (Pucminas), do Grupo de Estudos sobre Universidade Empreendedora (UNIFEMM/EMBRAPA).

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Publicado

27/07/2022

Como Citar

CONFIRMATION BIAS IN INNOVATION DECISION-MAKING. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371744. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1744