PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA INTERFACE COM A SAÚDE DOCENTE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1871Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas, Trabalho docente, Adoecimento DocenteResumo
O presente texto analisa as relações existentes entre as práticas pedagógicas e as ações de orientação e cuidado com a saúde docente. É sabido que o adoecimento dos docentes se apresenta como originado a partir da rotina da própria prática desse profissional, sendo comuns em razão da jornada de trabalho, da relação com o quantitativo de estudantes por turma e da precarização dos espaços educativos onde desenvolvem seu trabalho. Nesse aspecto, apresentam-se como necessárias práticas pedagógicas que contribuam na minoração desse adoecimento. A metodologia do trabalho foi construída a partir da revisão da literatura sobre a temática práticas pedagógicas e adoecimento docente, assim como análises de dados disponíveis a partir de relatórios anuais da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Concluiu-se que a Rede Municipal de Ensino apresenta tendência indicativa com um expressivo número de adoecimento entre seus servidores. Assim, ações de prevenção, nesse caso, práticas pedagógicas pontuais, são de suma importância na orientação à prevenção de adoecimento funcional.
Downloads
Referências
BRASIL. LEI 8080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8080.htm. Acesso em 06/08/2022.
BRASIL, C. C. P.; BATISTA, M. H.; MELO, A. K. S; IBIAPINA, F. L. P.; BRILHANTE, A. V. M.; SILVA, R. M. O contexto da docência e sua influência no sofrimento psíquico de professoras do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Promoção de Saúde, Fortaleza, v. 29,nº 2, p. 180-188, 2016.
CALDEIRA, A.M.S.; ZAIDAN, S. Prática pedagógica. In:OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
CODO, W. (Org.). O trabalho enlouquece? Um encontro entre a clínica e o trabalho. Petrópolis: Vozes, 2004
DELBONI, Carolina.Estadao.com.br, São Paulo, 23 de agosto de 2021. Disponível em: http://www.estadao.com.brblogs/kids/pesquisa-mostra-que-72-dos-professores-enfrentam-problemas-de-saude-mental.
DIEHL, Liciane.; MARIN, Angela Helena.Adoecimento mental em professores brasileiros: revisão sistemática da literatura.Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, nº 2, p. 64-85, 2016.
FARIAS, Laurimar de Matos. O Trabalho docente nas instituições públicas de ensino superior: intensificação do produtivismo acadêmico na UFPA. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2010.
FRANCO, Maria Amélia Santoro.. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 97, p. 534-551, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.São Paulo: Paz e Terra, 1996.
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). 2005. Meeting of experts on updating the list of occupational diseases, Geneva
SALDANHA, JHS, PEREIRA, APM, NEVES, RF. Módulo Teórico 1: Fundamentos da Vigilância em Saúde do Trabalhador. In: Brasil. Ministério da Saúde. Curso de Atualização para Análise de Situação de Saúde do Trabalhador -ASST aplicada aos serviços de saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Universidade Federal da Bahia. – Brasília: Ministério da Saúde, pp. 1-43, 2021.
Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Brasília, 1990. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l8112cons.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMEC. Relatório anual do Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador - NAST, 2021. Belém-Pa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.