PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E SUA INTERFACE COM A SAÚDE DOCENTE: ALGUMAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1871Palavras-chave:
Práticas PedagógicasResumo
O presente texto analisa as relações existentes entre as práticas pedagógicas e as ações de orientação e cuidado com a saúde docente. É sabido que o adoecimento dos docentes se apresenta como originado a partir da rotina da própria prática desse profissional, sendo comuns em razão da jornada de trabalho, da relação com o quantitativo de estudantes por turma e da precarização dos espaços educativos onde desenvolvem seu trabalho. Nesse aspecto, apresentam-se como necessárias práticas pedagógicas que contribuam na minoração desse adoecimento. A metodologia do trabalho foi construída a partir da revisão da literatura sobre a temática práticas pedagógicas e adoecimento docente, assim como análises de dados disponíveis a partir de relatórios anuais da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Concluiu-se que a Rede Municipal de Ensino apresenta tendência indicativa com um expressivo número de adoecimento entre seus servidores. Assim, ações de prevenção, nesse caso, práticas pedagógicas pontuais, são de suma importância na orientação à prevenção de adoecimento funcional.
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