DIFICULDADES NO DOMÍNIO DA QUÍMICA GERAL DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS E ANÁLISES CLINICAS DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2217

Palavras-chave:

Dificuldade, Domínio, Ensino da Química

Resumo

O presente estudo aborda as dificuldades no domínio da química geral apresentadas por estudantes do 1º ano no curso Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas do Instituto Superior Politécnico da Caála, cujo objetivo foi de identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em Química Geral. O desenvolvimento do mesmo foi conduzido a partir de uma investigação, do tipo qualitativa, a fim de descrever o perfil dos estudantes, e como técnica para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiaberto, divididos em dois eixos principais: dados socioculturais e em relação ao Ensino de Química. Os alunos, quando questionados se gostam da disciplina de Química, 9,09 %  afirmam não gostar da disciplina, 43,93 % têm dificuldade de cálculos, 40,90 % dificuldades de memorização das fórmulas. Observou-se que no presente estudo grande parte dos  estudantes frequentaram  Ciências Económica e Jurídicas, isto é, não tiveram Química no médio, e suas maiores dificuldades estão relacionadas ao uso de cálculos e a memorização de fórmulas, a relação teoria-prática  é praticamente inexistente culpabilizam o docente e a metodologia utilizada. Tal pesquisa pretende, auxiliar professores de Química do ISP Caála adote uma metodologia onde a realização de aulas práticas, a contextualização, a utilização de recursos audiovisuais e actividades extras (pesquisa, aula passeio, etc.) sejam partes integrantes de suas abordagens didáticas no trabalho em sala de aula e contribuir para a melhoria do entendimento e aprendizagem dos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Justino Milton Samahina Elavoco

Professor Licenciado do ISPCaála. Instituto Superior Politécnico da Caála

Armindo Paixão António

Professor Doutor do ISPCaála. Instituto Superior Politécnico da Caala

Orlando António Chimaqui

Professor Mestre do ISPCaala. Instituto Superior Politécnico da Caala

Justo Cassinda Victor dos Santos

Professor Mestre do ISPCaála. Pós-graduado em Bioquímica clínica, biologia molecular e bioquimica, Chefe de Departamento de Ciências de base Faculdade de Medicina Veterinária-Universidade José Eduardo dos Santos, Docente de Bioquimica Veterinária. 

Referências

ALVES,N.B.;SANGIOGO,F.A.; PASTRIZA,B.S. Dificuldades no ensino e na aprendizagem de química orgânica do ensino superior. 2021

VOIGT, L. C. (Org). Ensino da Química 1. 2. 2019.

OLIVEIRA;L.B.;NASCINENTO,C.L;NETO,J.T.C.;LIRA,M.E.O.C.Relato das dificuldades em aprender química de estudantes de uma escola pública do município de Picuí-pb. 2019.

SOUSA,A.C.;SILVA;C.E.;COSTA;T.T. Estratégias didáticas para o ensino de química: entre modelos e técnicas. 2019.

SILVA,E.A.S.;LIMA,B.M.S.;ALMEIDA;S.M.;COSTS,F.B.Investigando a relação de alguns conceitos de química no cotidiano dos alunos do ensino médio V Congresso internacional das Licenciaturas 2018.

SILVA, V.g. A importância da experimentação no ensino de química e ciências Bauru.2016.

Oliveira;Kottel Dificuldade da aprendizagem e problemas emocionais.2016.

BERTON, A.N.B.1. A didática no ensino da química. 2015 .

LEITE,L.R.;LIMA,J.O.G. O aprendizado da Química na concepção de professores e alunos do ensino médio.2015.

CORREIA,C.F.S.; et al, o estudo da química no cotidiano 2015 .

CASTOLDI, R.; POLINARSKI, C.A. A utilização de recursos didático-pedagógicos na motivação da aprendizagem. I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.2009.

PACHECO;SCOFANO. O processo de desenvolvimento das pessoas inclui o treinamento e vai além.2009 .

MARUJO, Helena Águeda; Neto, Luís Miguel; Perloiro, Maria de Fátima. Educar para o optimismo. 16ª Edição, editorial Presença, Lisboa 2007. (pp1-145).

NIQUINI,D. Aprendizagem Cooperativa no Ensino da Química.1999 .

LURIA. A aprendizagem tem extrema relevância o pensamento e a linguagem na aprendizagem de conceitos.1987 .

PAZ, L.G.; PACHECO, F.H. Dificuldades no ensino-aprendizagem de química no ensino médio em algumas escolas públicas da região sudeste de tesresina.

SILVA, S.G. As principais dificuldades na aprendizagem de química na visão dos alunos do ensino médio.

ALBERGARIA, B. M.Caracterização das principais dificuldades de aprendizagem em química de alunos da 1° série do ensino médio.

MENDONÇA,A.M.G.D.; PERIRA,D.L. Ensino de química: realidade docente e a importancia da experimentação para o processo de aprendizagem.

VEIGA,M.S.M.;QUENENHENN,A.;CARGNIN,C. O ENSINO DE QUÍMICA: algumas reflexões- I JORNADA DE DIDÁTICA - O ENSINO COMO FOCO I FÓRUM DE PROFESSORES DE DIDÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ

Downloads

Publicado

12/12/2022

Como Citar

Elavoco, J. M. S. ., António, A. . P. ., Chimaqui, O. A. ., & dos Santos, J. C. V. . (2022). DIFICULDADES NO DOMÍNIO DA QUÍMICA GERAL DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS E ANÁLISES CLINICAS DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(12), e3122217. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2217