DIFICULDADES NO DOMÍNIO DA QUÍMICA GERAL DOS ESTUDANTES DO 1º ANO DO CURSO DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS E ANÁLISES CLINICAS DO INSTITUTO SUPERIOR POLITÉCNICO DA CAÁLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2217Palavras-chave:
Dificuldade, Domínio, Ensino da QuímicaResumo
O presente estudo aborda as dificuldades no domínio da química geral apresentadas por estudantes do 1º ano no curso Ciências Farmacêuticas e Análises Clínicas do Instituto Superior Politécnico da Caála, cujo objetivo foi de identificar as dificuldades no processo de aprendizagem em Química Geral. O desenvolvimento do mesmo foi conduzido a partir de uma investigação, do tipo qualitativa, a fim de descrever o perfil dos estudantes, e como técnica para a coleta de dados utilizou-se o questionário semiaberto, divididos em dois eixos principais: dados socioculturais e em relação ao Ensino de Química. Os alunos, quando questionados se gostam da disciplina de Química, 9,09 % afirmam não gostar da disciplina, 43,93 % têm dificuldade de cálculos, 40,90 % dificuldades de memorização das fórmulas. Observou-se que no presente estudo grande parte dos estudantes frequentaram Ciências Económica e Jurídicas, isto é, não tiveram Química no médio, e suas maiores dificuldades estão relacionadas ao uso de cálculos e a memorização de fórmulas, a relação teoria-prática é praticamente inexistente culpabilizam o docente e a metodologia utilizada. Tal pesquisa pretende, auxiliar professores de Química do ISP Caála adote uma metodologia onde a realização de aulas práticas, a contextualização, a utilização de recursos audiovisuais e actividades extras (pesquisa, aula passeio, etc.) sejam partes integrantes de suas abordagens didáticas no trabalho em sala de aula e contribuir para a melhoria do entendimento e aprendizagem dos conteúdos.
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