O PAPEL DO EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2287

Palavras-chave:

Papel do Educador, Educação Lúdica, Ensino-Aprendizagem, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, BNCC

Resumo

Esse artigo objetivou investigar quais as contribuições do educador para o desenvolvimento de uma educação lúdica significativa no processo de ensino-aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, buscou-se como objetivos específicos: discutir o conceito de educação lúdica e suas interfaces com os Anos Iniciais no planejamento docente; identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o papel que é atribuído ao educador nessa etapa do Ensino Fundamental; e descrever o que os trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado defendidos nos últimos cinco anos (2017 a 2021), trazem sobre a educação lúdica do processo educativo nessa primeira etapa do Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e descritiva, por meio da qual se constatou que é necessária uma maior atenção ao processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de colocar as crianças em primeiro plano e valorizar o contexto delas envolto na ludicidade. Ainda, em relação ao conceito de educação lúdica, essa foi definida como forma de aprender em meio a diversão e como uma forma de testar habilidades ou destrezas das crianças e averiguou-se que atividades lúdicas são ferramentas de suporte para estimular o desenvolvimento infantil e potencializar a aprendizagem no contexto escolar. Logo, educadores precisam buscar formação teórica e prática a fim de constituir um planejamento organizado e comprometido com os fins educativos.

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Biografia do Autor

Delma Köhler Chaves

Licenciada em Letras Português e Inglês pelo Centro Universitário de Jaraguá do Sul (UNERJ). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pós-Graduada em Metadisciplinaridade na Educação Infantil, Básica e Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci/Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG). Professora de Inglês, Secretaria de Estado da Educação (SED-SC).

Roselaine Ripa

Professora Orientadora, associada na Universidade do Estado de Santa Catarina, lotada no Departamento de Pedagogia a Distância. 

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Publicado

13/11/2022

Como Citar

Köhler Chaves, D. ., & Ripa, R. (2022). O PAPEL DO EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112287. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2287