O PAPEL DO EDUCADOR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2287Palavras-chave:
Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Papel do Educador, Educação Lúdica, Ensino-Aprendizagem, BNCCResumo
Esse artigo objetivou investigar quais as contribuições do educador para o desenvolvimento de uma educação lúdica significativa no processo de ensino-aprendizagem dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, buscou-se como objetivos específicos: discutir o conceito de educação lúdica e suas interfaces com os Anos Iniciais no planejamento docente; identificar na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o papel que é atribuído ao educador nessa etapa do Ensino Fundamental; e descrever o que os trabalhos acadêmicos, em nível de mestrado e doutorado defendidos nos últimos cinco anos (2017 a 2021), trazem sobre a educação lúdica do processo educativo nessa primeira etapa do Ensino Fundamental. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa e descritiva, por meio da qual se constatou que é necessária uma maior atenção ao processo de transição da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a fim de colocar as crianças em primeiro plano e valorizar o contexto delas envolto na ludicidade. Ainda, em relação ao conceito de educação lúdica, essa foi definida como forma de aprender em meio a diversão e como uma forma de testar habilidades ou destrezas das crianças e averiguou-se que atividades lúdicas são ferramentas de suporte para estimular o desenvolvimento infantil e potencializar a aprendizagem no contexto escolar. Logo, educadores precisam buscar formação teórica e prática a fim de constituir um planejamento organizado e comprometido com os fins educativos.
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