A NATUREZA DA CIÊNCIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (SEC/BA)
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2617Palavras-chave:
História e Filosofia da Ciência, Ensino por Investigação, Editora Geodinâmica, Análise de ConteúdoResumo
O objetivo é analisar as concepções sobre a natureza da Ciência e de ensino de ciências dos livros utilizados no desenvolvimento das ações do Programa Ciência na Escola, adotando como referencial teórico os aspectos consensuais sobre a natureza da Ciência e as implicações para o ensino. A abordagem metodológica foi a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados produzidos apontam para a presença das concepções positivista e consensual, bem como, a inexistência das características de uma metodologia investigativa, na terceira etapa, das sequências didáticas propostas.
Downloads
Referências
ABRIL, O. L. C. Uma estruturação para o ensino de didática da física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área. 20013. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2013.
ANDRADE, J. P.; SENNA, C. M. P. C. Bahia, Brasil - Espaço, Ambiente e Cultura: livro do professor. São Paulo: Geodinâmica, 2012. Disponível em: <https://issuu.com/atinaedu/docs/lp_bahia_1>.
ANDRADE, P.; SENNA, C. M. P. C. Bahia, Brasil - Vida, Natureza e Sociedade: livro do professor. São Paulo: Geodinâmica, 2014. Disponível em: <https://issuu.com/atinaedu/docs/lp_bahia_2_issuu>.
ASSIS, K. R. História e filosofia da ciência no ensino de ciências e o debate universalismo versus relativismo. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 149-166, 2014.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BAHIA. Ciência na Escola. Secretaria de Educação. Salvador, p. 1-4. 2016.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BOAS, A. V. et al. História da Ciência e Natureza da Ciência: Debates e Consensos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 2, p. 287-322, 2013.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
CARVALHO, A. M. P. D. et al. Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. 1ª. ed. São Paulo: Cengage Learning, v. 4, 2019.
CARVALHO, A. M. P. D.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências - tendências e inovações. 10. ed. São Paulo: Cortez, v. 28, 2011.
CHALMERS, A. F. O que é a ciência afinal. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CLEMENT, L.; TERRAZZAN, E. A. Resolução de problemas de lápis e papel numa abordagem investigativa. Experiência em Ensino de Ciências, v. 7, n. 2, p. 98-116, 2012.
DAMASIO, F.; PEDUZZI, L. História e Filosofia da Ciência na Educação Científica: Para quê? Revista Ensaio, v. 19, n.1, p. 1-19, 2017.
FEYERABEND, P. Contra o método. 2ª. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 5ª. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 2018.
LAKATOS, I.; MUSGRAVE, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1979.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, v. 22, n. 7, p. 7-32, 1999. Disponível em: <http://cliente.argo.com.br/~mgos/analise_de_conteudo_moraes.html.>. Acesso em: Junho 2018.
MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Epistemologias do Século XX. São Paulo: E.P.U, 2011.
MOREIRA, M. A.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino do método científico. Caderno Catarinense do Ensino de Física, v. 10, n. 2, p. 108-117, 1993.
MOURA, B. A. A aceitação da óptica newtoniana no século XVII: subsídios para discutir a Natureza da Ciência no ensino. 2008. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo. São Paulo. 2008.
MOURA, B. A. O que é a natureza da Ciência e qual sua relação com a História e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.
ORTIZ, E. História e Filosofia da Ciência e Natureza da Ciência: Um olhar sobre os artigos publicados nos anais das edições I, II, III e IV no SINECT. V SINECET - Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, p. 1-12, 2016.
POPPER, K. R. A lógica da pesquisa científica. 2ª. ed. São Paulo: Cultrix, 2013.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. D. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n.1, p. 59-77, 2011.
SCHEID, N. M. J. História da Ciência na Educação Científica e Tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, v. 11, n. 2, p. 443-458, 2018.
SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de Conteúdo: Exemplo de Aplicação da Técnica para Análise de Dados Qualitativos. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, p.1-14, 2013.
STRIEDER, R. B. Abordagens CTS na Educação Científica no Brasil: Sentidos e Perspectivas. 2012. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo. São Paulo. 2012.
ZOMPERO, A. D. F.; GONÇALVES, E. D. S.; LABURÚ, C. E. Atividades de investigação na disciplina de Ciências e desenvolvimento de habilidades relacionadas a funções executivas. Ciência Educação, v. 23, n. 2, p. 419-436, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.