FORMAÇÃO CONTINUADA E PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PANDÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2623Palavras-chave:
Formação de professores, Tecnologias Digitais, Metodologias AtivasResumo
Em uma sociedade em constantes mudanças, em que a informação e a comunicação ocupam papel central na vida diária, no trabalho em geral e na vida científica, o professor desempenha um papel importante, como mediador, incentivador e pesquisador. Deste modo, a formação de professores deve ser entendida como uma ação necessária, acompanhando as mudanças sociais, promovendo intervenções no sentido de inovar e propiciar o uso das tecnologias e metodologias. O presente artigo tem como finalidade apresentar os avanços e possibilidades formativas para os professores na área da matemática da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Para tanto, foram feitos levantamentos sobre as formações realizadas nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – as ATPCs, e as formações oferecidas pelo canal do Centro de Mídias de São Paulo - CMSP. Os docentes entrevistados responderam questionários avaliando as formações fornecidas. Os resultados obtidos orientam que as formações foram efetivas e que ajudaram os professores a conhecer e aplicar metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais.
Downloads
Referências
AUSUBEL, David P. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ª. Lisboa: Edições, v. 70, n. 1, p. 223, 2004.
BR, C. G. I. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2017. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.
CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Artmed, 2002.
TANGRAM-Revista de Educação Matemática, v. 3, n. 2, p. 03-26, 2020.
FALSARELLA, Ana Maria. A formação continuada de professores e seu impacto na prática cotidiana. Revista Psicopedagogia, v. 20, n. 63, p. 210-217, 2003.
FALSARELLA, Ana Maria. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Autores Associados, 2021.
GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Revista internacional de formação de professores, v. 1, n. 2, p. 161-171, 2016.
GIRALDO, Victor. Formação de professores de matemática: para uma abordagem problematizada. Ciência e Cultura, v. 70, n. 1, p. 37-42, 2018.
INFORMAÇÃO, Núcleo; COORDENAÇÃO DO PONTO, B. R. TIC Educação 2018: Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. 2019.
LIMA, Paulo Vinícius Pereira et al. Brasil no Pisa (2003-2018): reflexões no campo da Matemática.
MEREDIK, Fernanda; MOTTA, Marcelo Souza. Os Saberes do professor de matemática na utilização das tecnologias digitais em um ensino híbrido. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8, n. 1, 2019.
MOREIRA, Plinio Cavalcanti; FERREIRA, Ana Cristina. O lugar da matemática na licenciatura em matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 981-1005, 2013.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; JUNIOR, Edmilson Antonio Pereira. Trabalho docente em tempos de pandemia. Belo Horizonte: Relatório Técnico, GESTRADO/UFMG, 2020.
PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, v. 324, 2020.
PIMENTEL, Gabriela Sousa Rêgo. Ensino médio: contradições conceituais. Curitiba: CRV, 2015.
RELATÓRIO BRASIL NO PISA 2018 (versão preliminar). (2019). Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília-DF Inep/MEC.
RIECKMANN, Marco. Education for sustainable development goals: Learning objectives. Unesco Publishing, 2017.
SILVER, Edward A. Formação de professores de matemática: desafios e direções. Boletim de Educação Matemática, v. 19, n. 26, 2006.
SOUZA, Gabriela Pereira. Formação docente em tempos de pandemia: experiência na gestão escolar. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 1-12, 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. Papirus Editora, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.