FORMAÇÃO CONTINUADA E PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PANDÊMICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2623

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Formação de professores

Resumo

Em uma sociedade em constantes mudanças, em que a informação e a comunicação ocupam papel central na vida diária, no trabalho em geral e na vida científica, o professor desempenha um papel importante, como mediador, incentivador e pesquisador. Deste modo, a formação de professores deve ser entendida como uma ação necessária, acompanhando as mudanças sociais, promovendo intervenções no sentido de inovar e propiciar o uso das tecnologias e metodologias. O presente artigo tem como finalidade apresentar os avanços e possibilidades formativas para os professores na área da matemática da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. Para tanto, foram feitos levantamentos sobre as formações realizadas nas Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo – as ATPCs, e as formações oferecidas pelo canal do Centro de Mídias de São Paulo - CMSP. Os docentes entrevistados responderam questionários avaliando as formações fornecidas. Os resultados obtidos orientam que as formações foram efetivas e que ajudaram os professores a conhecer e aplicar metodologias ativas e o uso de tecnologias digitais.

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Biografias Autor

Karina de Oliveira Gonçalves, UNIFESP

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Licenciada em Física pelo IFSP. Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino de Taboão da Serra, São Paulo, Brasil.

 

Reinaldo Inácio de Lima, Diretoria de Ensino de Taboão da Serra

Diretoria de Ensino de Taboão da Serra.

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Publicado

22/01/2023

Como Citar

de Oliveira Gonçalves, K., & Inácio de Lima, R. (2023). FORMAÇÃO CONTINUADA E PERCEPÇÕES DOS DOCENTES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO PANDÊMICO . RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(1), e412623. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2623