FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TURMAS MULTISSERIADAS EM ESCOLAS RURAIS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Rose Meire de Oliveira Barros
  • Jane da Fonseca Lopes
  • Cacilda Pereira da Silva Alves
  • Luciana Madalena Marçal

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2664

Palavras-chave:

Ensino, Escolas, Rurais

Resumo

No cenário atual da educação no Brasil, podemos ver o surgimento de novas abordagens para facilitar o aprendizado do aluno, embora as pedagogias tradicionais sejam geralmente consideradas eficazes, considerando o aproveitamento médio do aluno. Entre esses formatos estão atividades simples e criativas destinadas a aumentar o interesse do aluno pelo processo de ensino, tornando-o mais significativo e potencialmente amplo com base em objetivos e conhecimentos existentes. Este trabalho trata sobre o uso das metodologias ativas como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas turmas multisseriadas.  O sentido de educar é visto como muito além da transmissão de conhecimentos em sala de aula, pois a educação vai bem além dela e é a pioneira nas questões da construção de conhecimentos e desenvolvimento intelectual e cognitivo. Na maioria das vezes os professores não estão preparados para lidarem com diferenças encontradas diante dos alunos em sala de aula, afinal há algumas distinções entre os alunos da cidade e os alunos de escola do campo, de maneira que possam garantir o aprendizado de todos de maneira igual. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na qual se apresenta o ensino de turmas multisseriadas, garantindo que todos tenham participação efetiva no ensino, proporcionando que a escola busque paradigmas novos e amplie seu currículo, além de capacitar seus professores para trabalharem de maneira eficaz com alunos de escolas multisseriadas no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Rose Meire de Oliveira Barros

Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas pela Universidade do estado da Bahia e mestranda em Educação pela UNIUB- Porto Rico.

 

Jane da Fonseca Lopes

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Pós graduada em Educação Matemática pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil e mestranda em Educação pela UNIUB - Porto Rico.

Cacilda Pereira da Silva Alves

Técnica Contábil pelo Centro Educacional Santo Antônio das Queimadas – Queimadas Bahia. Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias – FAC. Programa Especial de Formação Docente (PRODOCENTE) – Complementação pedagógica em Matemática e mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlantico – Espanha.

Luciana Madalena Marçal

Graduação em Tecnólogo em Processos Gerenciais pela UNA - Universidade de Contagem. Mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

Referências

ANTUNES, C. Jogos para a Estimulação das Múltiplas Inteligências. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRANDÃO, C. R.A educação como cultura. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988: acompanhada de alterações adotadas por Emendas Constitucionais. 35a. ed. Brasília-DF: Câmara dos Deputados; Edições Câmara, 2012.

BRASIL. PRESIDÊNCIA DE REPÚBLICA. Decreto nº 7.352, de 04 de novembro de 2010: Dispõe sobre a Política de Educação do Campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão –SECADI. Educação do Campo: marcos normativos. Brasília-DF: MEC/SECADI, 2012.

CALDART, R. S. Educação do Campo. Educação Básica do Campo. In: CALDART, R, et. al (Orgs). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Vanâncio, 2012.

CERVO, A. L.; BERVIAN. P. A., Metodologia científica: para uso dos estudantes universitários. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

COSTA. V. A. Políticas de Educação Especial e inclusão no estado do Rio de Janeiro: formação de professores e organização de escola pública. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, v.34, n. 12, 2012.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Assembléia Geral das Nações Unidas, 5 Artigo XXVI ,10/12/1948: Disponível em: http:// portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em 29 de abril de 2022.

FORTUNA, T. R. Papel do brincar: aspectos relevantes a considerar no trabalho lúdico. Revista do Professor, Porto Alegre, 2002.

GANDIN, D. Projeto Político-Pedagógico: construção coletiva do rumo da escola. In: BRASIL. Ministério da Educação. Escola de Gestores da Educação Básica: unidade II: projeto político-pedagógico: construção coletiva do rumo da escola. Disponível em http://moodle3.mec.gov.br/ufrgs/file.php/47/Biblioteca_Geral/Sala_II_-_PPGE/Texos_Unidade_3/PPGE_-_UNIDADE_3_-_Projeto_Político-Pedagógico_-_construção_coletiva_do_rumo_da_escola.pdf. Acesso em 29 de abril de 2022.

HAETINGER, M.; HAETINGER, D. Jogos, Recreação e lazer. IESDE: São Paulo, 2009.

HÖFLING, E. M. Estado e Políticas (Públicas) Sociais. Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, Campinas, nov, 2001.

LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Disponível em: http://www.mec.gov.br/legis/pdf/ldb.pdf. Acesso em 29 de abril de 2022.

LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. São Paulo: Editora Cortez, 1992.

LITTLE, A. Learning and teaching in multigrade settings: paper prepared for the UNESCO 2005 EFA Monitoring Report. 2005.

PIAGET, J. A representação do Mundo na Criança: com concurso de onze colaboradores. Aparecida. São Paulo: Idéias & Letras, 2005.

PIZA, F. F; SENA, L. B. PMG 3 – Escola Ativa. Salto para o Futuro. Disponível em www.tvebrasil.com.br/saltoparaofuturo/boletim 2001. Acesso em 29 de abril de 2022.

POLÔNIA, A. C. & DESSEM, M. A. Em busca de uma compreensão das relações entre família e escola. Psicologia Escolar e Educacional, 2005.

ROCHA, A. B. de O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v.7, n.2, 2017.

ROSA, F. de. Templos de civilização. São Paulo: Ed. UNESP, 1998.

SILVA, M. A; CUNHA, C. (orgs). Educação Básica: políticas, avanços e pendências. Campinas - SP. Editora Autores Associados, 2014.

SILVEIRA, D. T.; CÓDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora de UFRGS, 2009.

SOUSA, R. C. de. Professoras de classes multisseriadas: condições de trabalho docente no Território de Identidade do Baixo Sul Baiano. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Salvador-BA: Universidade do Estado da Bahia, 2015.

VIVEIROS, E. R.; CAMARGO, É. P. Ensino de ciências e matemática num ambiente inclusivo: pressupostos didáticos e metodológicos. Bauru, 2006.

VYGOTSKI, L. S. Pensamento e linguagem. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

Downloads

Publicado

15/02/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., de Oliveira Barros, R. M., da Fonseca Lopes, J., Pereira da Silva Alves, C. ., & Marçal, L. M. (2023). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TURMAS MULTISSERIADAS EM ESCOLAS RURAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422664. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2664