FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA TURMAS MULTISSERIADAS EM ESCOLAS RURAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2664Palavras-chave:
Escolas, Ensino, RuraisResumo
No cenário atual da educação no Brasil, podemos ver o surgimento de novas abordagens para facilitar o aprendizado do aluno, embora as pedagogias tradicionais sejam geralmente consideradas eficazes, considerando o aproveitamento médio do aluno. Entre esses formatos estão atividades simples e criativas destinadas a aumentar o interesse do aluno pelo processo de ensino, tornando-o mais significativo e potencialmente amplo com base em objetivos e conhecimentos existentes. Este trabalho trata sobre o uso das metodologias ativas como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nas turmas multisseriadas. O sentido de educar é visto como muito além da transmissão de conhecimentos em sala de aula, pois a educação vai bem além dela e é a pioneira nas questões da construção de conhecimentos e desenvolvimento intelectual e cognitivo. Na maioria das vezes os professores não estão preparados para lidarem com diferenças encontradas diante dos alunos em sala de aula, afinal há algumas distinções entre os alunos da cidade e os alunos de escola do campo, de maneira que possam garantir o aprendizado de todos de maneira igual. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, na qual se apresenta o ensino de turmas multisseriadas, garantindo que todos tenham participação efetiva no ensino, proporcionando que a escola busque paradigmas novos e amplie seu currículo, além de capacitar seus professores para trabalharem de maneira eficaz com alunos de escolas multisseriadas no campo.
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