O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS ATENDIMENTOS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PARAÍBA DO SUL/RJ
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i1.2789Palavras-chave:
Satisfação, unidades básicas de saúde, satisfação do usuárioResumo
Este artigo avalia a qualidade dos atendimentos realizados para os usuários do serviço público das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que atualmente passa a ser um dos fatores essenciais, para satisfação ou insatisfação do usuário/cidadão, aliado aos direitos e deveres do paciente Fundamentado pela Constituição Federal. Com objetivo de fazer um estudo sobre o nível de satisfação, do serviço público de assistência à saúde, nas (UBSs) encontrados na rede Pública do Município de Paraíba do Sul para os cidadãos. A metodologia desta pesquisa utilizada foi bibliográfica e quantitativa, realizada com dados de um questionário com perguntas semiestruturadas, sendo opcional e sigiloso, aplicado aos usuários do serviço público, sendo os entrevistados cidadãos de ambos os sexos, apresentando faixa etária entre 18 e mais de 58 anos, com diferentes instruções de escolaridade. Contudo, é possível perceber com os resultados do questionário disponibilizado para a população de Paraíba do Sul se encontram satisfatórios com serviços oferecidos pelas UBSs da cidade, pois os estudos revelaram que os usuários mantém um vínculo com a mesma, tendo percepção de acolhimento pelos profissionais e prevenção em saúde. Desse modo, ao fim do estudo, nota-se em quaisquer, que seja o segmento organizacional, público ou privado, o atendimento é um ponto muito importante pois pode resultar em uma imagem boa ou ruim do local, com isso observar-se que um dos motivos de envolvimento de todos os servidores atrás de melhores soluções para beneficiar os usuários.
Downloads
Referências
BARBOSA, M. L. et al. Health care provided by SUS: the experience of foreign students. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, e20160092, 2016.
BRASIL. Lei Nº. 8080/90 de 19 de setembro de 1990. Brasília: DF. 1990.
BRASIL. Lei Nº. 8142/90 de 28 de dezembro de 1990. Brasília: DF. 1990.
BRASIL. Senado Federal. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Ministério da Saúde. HumanizaSUS-Acolhimento com avaliação e classificação de risco: um paradigma ético-estético no fazer em saúde Brasila, 2004.
BRASIL. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2010
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde: Portaria no 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Brasília: Ministério da Saúde; 2010.
Cardoso, Fernando Eduardo .Fundamentos da qualidade / Fernando Eduardo Cardoso; Eliza Damiani Woloszyn Batista: UNIASSELVI, 2017. 186 p.: il. ISBN 978-85-515-0090-3.
CARDOSO, L. H. P.; GOSLING, M.; ANDRADE, M. A. M. D. Satisfação do usuário no âmbito dos serviços de saúde: as contribuições da literatura de marketing. Revista de Administração Hospitalar, Belo Horizonte, v. 10, p. 75-92, setembro/dezembro 2013.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/web_sus20anos/20anossus/legislacao/constituicaofederal.pdf> .Acesso em 19 de fevereiro de 2022.
ESPERIDIÃO, M. A.; TRAD, L. A. B. Avaliação de satisfação de usuários: considerações teórico-conceituais. Cad. Saúde Pública, vol.22, n.6, p.1267-1276, 2006.
ESPERIDIAO, M. e TRAD, L. A. B. Avaliação de satisfação de usuários. Ciência & saúde coletiva, vol.10, supl., pp. 303-312, 2005.
FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 4 eds. Porto Alegre: Bookman, 2005.
FRANCE, K. R e GROVER, R. What is the health care product?. Journal of Health Care Marketing. Boone: v.12, no. 2, p. 31-38, june, 1992.
FRANCO, T. B.: BUENO, W. S.. MERHY, E. E. O acolhimento e os processos de trabalho em saúde o caso de Betim, Minas Gerais, Brasil. Cad. Saúde Pública, vol. 15, n.2. pp. 345-353, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.