SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM CONJUNTO DE QUESTÕES ENVOLVENDO PROBLEMAS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2811

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Elaboração de Questões, Taxonomia de Bloom

Resumo

Este artigo é resultado da elaboração de um conjunto de questões envolvendo problemas de Análise Combinatória que estão presentes no conteúdo programático do 2º ano do Ensino Médio. Está atividade foi parte constituinte da avaliação da disciplina de Resolução de Problemas em Aulas de Matemática, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu) em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para a elaboração dos itens, presentes neste trabalho, foram levados em considerações os seguintes critérios: A Taxonomia de Bloom, com questões que seguem os estágio de aprendizado do discente; e questões que podem ser do tipo da Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Questões da Prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); Questões de matemática recreativa; Questões de concurso público; e Questões da Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para trabalhar o conteúdo em sala de aula é indicado com maiores regularidades o uso do livro didático e o uso de lista de exercícios. Concluímos que a maioria dos assuntos relacionados ao conteúdo em tela apresentam uma certa complexidade quando são aplicados em situações-problemas aplicadas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Amaro Vieira

    Mestrando em Ensino de Matemática pela Universidade do Estado do Pará e Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

     

     

Referências

ANDERSON, L. W.; KRATHWOHL, et al. A Taxonomy for Learning, Teaching, and Assessing: A Revision of Bloom’s Taxonomy of Educational Objectives. New York: longman, 2001.

BALESTRI, R. Matemática: interação e tecnologia. Vol. 2. 2. Ed. São Paulo: Leya, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

_______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2018.

DANTE, L. R.; VIANA, F. Matemática em Contexto: análise combinatória, probabilidade e computação. 1. Ed. Área: Matemática e suas tecnologias. São Paulo: Ática, 2020.

HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar: Combinatória, Probabilidade. Vol. 5. 8. ed. São Paulo: Atual, 2013.

SOUZA, J. R. de; GARCIA, J. da S. R.. #CONTATO MATEMÁTICA, 2º ano do Ensino Médio. 1ª ed. São Paulo: FTD S.A. 2016

LIMA, C. C. B. Análise Combinatória: uma aprendizagem significativa com mapas conceituais. João Pessoa (PB): 2011. 201 f.: il. Dissertação (Mestrado) – UFPB.

LORENZATO, S. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

MAYER, R. E. Rote Versus Meaningful Learning - THEORY INTO PRACTICE, 41v, pp 227, 2002.

MORGADO, A.C.O.; PITOMBEIRA DE CARVALHO, J.; PINTO DE CARVALHO, P; FERNANDEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade. 9. ed. Rio de Janeiro: Graftex, 1991.

MORGADO, A. C. et al. Análise Combinatória e Probabilidade: com as soluções dos exercícios. 10. ed. Rio de Janeiro: SBM, 2016.

ROA, R.; NAVARRO-PELAYO, V. Razonamiento Combinatorio e Implicaciones para la Enseñanza de la Probabilidad. In: JORNADAS EUROPEAS DE ESTADÍSTICA: La enseñanza y ladifusión de la estatística, 2001,Palma (Ilhas Baleares).

SÁ, P. F. de; SANTOS, M. de L. S.; RIBEIRO, A. da S. M. SAEB E PNLD: dissonâncias e implicações das avaliações de larga escala no contexto educacional brasileiro. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 673-699, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149. 2020.v5. n2. p673-699.id724. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/724. Acesso em: 15 set. 2022.

TREVISAN, A. L.; AMARAL, R. G. do. A Taxionomia revisada de Bloom aplicada à avaliação: um estudo de provas escritas de Matemática. Ciência & Educação, Bauru, v.22, n.2, p. 451- 464, junho, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516- 731320160020011. Acesso em: 26 set. 2022.

Downloads

Publicado

21/02/2023

Como Citar

SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM CONJUNTO DE QUESTÕES ENVOLVENDO PROBLEMAS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422811. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2811