SOBRE A ELABORAÇÃO DE UM CONJUNTO DE QUESTÕES ENVOLVENDO PROBLEMAS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA VOLTADOS AO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2811Palavras-chave:
Análise Combinatória, Elaboração de Questões, Taxonomia de BloomResumo
Este artigo é resultado da elaboração de um conjunto de questões envolvendo problemas de Análise Combinatória que estão presentes no conteúdo programático do 2º ano do Ensino Médio. Está atividade foi parte constituinte da avaliação da disciplina de Resolução de Problemas em Aulas de Matemática, do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação (Strictu Sensu) em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para a elaboração dos itens, presentes neste trabalho, foram levados em considerações os seguintes critérios: A Taxonomia de Bloom, com questões que seguem os estágio de aprendizado do discente; e questões que podem ser do tipo da Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB); Questões da Prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); Questões de matemática recreativa; Questões de concurso público; e Questões da Prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para trabalhar o conteúdo em sala de aula é indicado com maiores regularidades o uso do livro didático e o uso de lista de exercícios. Concluímos que a maioria dos assuntos relacionados ao conteúdo em tela apresentam uma certa complexidade quando são aplicados em situações-problemas aplicadas.
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