TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2932

Palavras-chave:

Quantização do Aprendizado, Árvore de Decisão, Modelagem Matemática-Computacional

Resumo

A Matemática é uma criação humana. Sendo assim, a humanidade possui a responsabilidade de disseminar o contentamento e a relevância dessa invenção, no sentido de fazer as(os) estudantes acreditarem que a Matemática é acessível e factível de ser aprendida. Esse trabalho apresenta como propósito primário, reconhecer as fronteiras entre os campos da Matemática, tratados no ensino fundamental, considerando três Interfaces: Aritmética, Álgebra e Geometria.  A pesquisa se beneficiou da Teoria de Campos e da estratégia de Inteligência Artificial para analisar e interpretar os resultados obtidos com a intervenção de Atividades Experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A investigação foi desenvolvida na Usina da Paz da Cabanagem, na Cidade de Belém do Estado do Pará, envolvendo estudantes do 5° ao 9° ano, de cinco escolas da rede púbica. A metodologia aplica a resolução Matemática-Computacional das equações da Teoria de Campos em Árvores de Decisão. Os resultados indicam qual a principal Interface para cada período de ensino, identificando as fronteiras de transição entre essas Interfaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denis Carlos Lima Costa, Secretary of State for Education - SEDUC Pará

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Potência. Mestre em Geofísica. Especialização em Física. Graduado em Ciências e Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa GRADIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL - GM²SC, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua. Membro do Grupo de Pesquisa LÍNGUAS, CULTURAS, TECNOLOGIAS e INCLUSÃO - LICTI, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC Pará.

Dener Francisco Ferreira da Silva

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica - SECTET Pará.

Fabrícia Ribeiro, Cabanagem Peace Factoy - Pará

Usina da Paz Cabanagem - Pará.

Renata Pinheiro Chaves

Usina da Paz Cabanagem - Pará.

Heictor Alves de Oliveira Costa, Federal University of Pará - UFPA/ITEC

Universidade Federal do Pará - UFPA/ITEC.

Referências

ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7ª Série do ensino Fundamental. Dissertação Mestrado, UFRPE, Recife, 2009.

BROUSSEAU, Guy. Theory of Didactical Situations in Mathematics. eBook ISBN: 0-306-47211-2. Kluwer Academic Publishers New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow. 2002.

COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; NEVES, Lucas P. Métodos Matemáticos Aplicados nas Engenharias via Sistemas Computacionais. SINEPEM-IFPA. 2019.

COSTA, Heictor A. de O.; COSTA, Denis C. L.; FRANCÊS, Carlos R.; GOMES, Larissa L.; ROCHA, E. M.; ANDRADE, S. H. Fractional Order Differential Calculus Applied on Decision Making System to Smart Grid Management via Decision Trees. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e38101623387. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.23387. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23387. 2021a.

COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; Silva, Hugo C. M. da; SILVA, Silvio T. T. da. Matemática Computacional Aplicada à Ciência e Tecnologia. Belém, PA, SINEPEM-IFPA. 2021b.

COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; MENESES, Lair A. de; LIMA, Mara L. V. de; REIS, A. C. F.; PINHEIRO, H. F. B.; COSTA, E. F. da; SILVA, A. R. dos S. da; REIS, A. C. F.; RAIOL, F. M.; SANTOS, R. C. P. dos. Thermoelectric generation with reduced pollutants made possible by bio-inspired computing. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e7611124568. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.24568. Disponível em: https: //rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24568. 2022.

COSTA, Denis C. L.; ROSÁRIO, Danileno M. do; SUZUKI, Júlio C. Ensino-Aprendizagem em Ciências, Matemática e Tecnologia - São Paulo: FFLCH/USP. Raízes da Educação, v.3. ISBN 978-85-7506-411-5. DOI 10.11606/9788575064115. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/865/780/2863. 2022.

FOSSA, John A. Algumas Considerações Teóricas sobre o Ensino de Matemática por Atividades. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.10-26 ISSN: 2675-1909. DOI: http://dx.doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p10-26.id283. 2020.

GNU OCTAVE. High-level language, primarily intended for numerical computations. https://octave.org/. 2023.

LIANG, HongJing; LIU, JinSheng; WANG, Rong; SONG, YaQin; ZHOU, YuanYuan. Application Research of Field Theory in the Problem of Colleges and Universities Innovation Team Aggregation. Hindawi. Mathematical Problems in Engineering. https://doi.org/10.1155/2020/5376184. 2020.

MAFRA, José R. e S.; SÁ, Pedro F. de; Uma Perspectiva Teórica Para o Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 13, p. 01 – 21. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1981. ISSN 2237-9460. 2023.

MARTIN, John L. What Is Field Theory? American Journal of Sociology, Vol. 109, No. 1, pp. 1-49 Published by: The University of Chicago Press. http://www.jstor.org/stable/10.1086/375201. 2003.

PIMENTEL, D. E. Metodologia da resolução de problemas no planejamento de atividades para a transição da aritmética para a álgebra. 133 f. Dissertação – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2010.

RAPIDMINER. Data Science Platform. https://rapidminer.com/. 2023.

SÁ, Pedro F. de. Possibilidades do Ensino de Matemática por Atividades. Simpósio Nacional sobre o Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia - SINEPEM. ISBN 978-85-62855-97-9 (V. 7), ISBN 978-85-62855-87-0 (Coleção). Belém – Pa. 2019.

SEAC. Secretaria de Estratégia e Articulação da Cidadania. Usinas da Paz. http://www.seac.pa.gov.br/content/usinas-da-paz. 2022.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação. https://www.seduc.pa.gov.br/. 2023.

WAGNER, Joseph F. Students’ Obstacles to Using Riemann Sum Interpretations of the Definite Integral. Int. J. Res. Undergrad. Math. Ed. 4, 327–356. https://doi.org/10.1007/s40753-017-0060-7. 2018.

Downloads

Publicado

24/03/2023

Como Citar

Lima Costa, D. C., Ferreira da Silva, D. F., Ribeiro, F., Pinheiro Chaves, R., & Alves de Oliveira Costa, H. (2023). TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432932. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2932