TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2932

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Cognição

Resumo

A Matemática é uma criação humana. Sendo assim, a humanidade possui a responsabilidade de disseminar o contentamento e a relevância dessa invenção, no sentido de fazer as(os) estudantes acreditarem que a Matemática é acessível e factível de ser aprendida. Esse trabalho apresenta como propósito primário, reconhecer as fronteiras entre os campos da Matemática, tratados no ensino fundamental, considerando três Interfaces: Aritmética, Álgebra e Geometria.  A pesquisa se beneficiou da Teoria de Campos e da estratégia de Inteligência Artificial para analisar e interpretar os resultados obtidos com a intervenção de Atividades Experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A investigação foi desenvolvida na Usina da Paz da Cabanagem, envolvendo estudantes do 5° ao 9° ano, de cinco escolas da rede púbica. A metodologia aplica a resolução Matemática-Computacional das equações da Teoria de Campos em Árvores de Decisão. Os resultados indicam qual a principal Interface para cada período de ensino, identificando as fronteiras de transição entre essas Interfaces.

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Biografias Autor

Denis Carlos Lima Costa, Secretary of State for Education - SEDUC Pará

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Sistemas de Potência. Mestre em Geofísica. Especialização em Física. Graduado em Ciências e Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa GRADIENTE DE MODELAGEM MATEMÁTICA E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL - GM²SC, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Ananindeua. Membro do Grupo de Pesquisa LÍNGUAS, CULTURAS, TECNOLOGIAS e INCLUSÃO - LICTI, vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal. Secretaria de Estado de Educação - SEDUC Pará.

Dener Francisco Ferreira da Silva

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica - SECTET Pará.

Fabrícia Ribeiro, Cabanagem Peace Factoy - Pará

Usina da Paz Cabanagem - Pará.

Renata Pinheiro Chaves

Usina da Paz Cabanagem - Pará.

Heictor Alves de Oliveira Costa, Federal University of Pará - UFPA/ITEC

Universidade Federal do Pará - UFPA/ITEC.

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Publicado

24/03/2023

Como Citar

Lima Costa, D. C., Ferreira da Silva, D. F., Ribeiro, F., Pinheiro Chaves, R., & Alves de Oliveira Costa, H. (2023). TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432932. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2932