TEORIA DE CAMPOS E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL INTEGRADAS NA ANÁLISE DAS TRANSIÇÕES ENTRE AS INTERFACES MATEMÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2932Palavras-chave:
Ensino de matemática, CogniçãoResumo
A Matemática é uma criação humana. Sendo assim, a humanidade possui a responsabilidade de disseminar o contentamento e a relevância dessa invenção, no sentido de fazer as(os) estudantes acreditarem que a Matemática é acessível e factível de ser aprendida. Esse trabalho apresenta como propósito primário, reconhecer as fronteiras entre os campos da Matemática, tratados no ensino fundamental, considerando três Interfaces: Aritmética, Álgebra e Geometria. A pesquisa se beneficiou da Teoria de Campos e da estratégia de Inteligência Artificial para analisar e interpretar os resultados obtidos com a intervenção de Atividades Experimentais no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. A investigação foi desenvolvida na Usina da Paz da Cabanagem, envolvendo estudantes do 5° ao 9° ano, de cinco escolas da rede púbica. A metodologia aplica a resolução Matemática-Computacional das equações da Teoria de Campos em Árvores de Decisão. Os resultados indicam qual a principal Interface para cada período de ensino, identificando as fronteiras de transição entre essas Interfaces.
Downloads
Referências
ALMEIDA, F. E. L. O Contrato Didático na Passagem da Linguagem Natural para Linguagem Algébrica e na Resolução da Equação na 7ª Série do ensino Fundamental. Dissertação Mestrado, UFRPE, Recife, 2009.
BROUSSEAU, Guy. Theory of Didactical Situations in Mathematics. eBook ISBN: 0-306-47211-2. Kluwer Academic Publishers New York, Boston, Dordrecht, London, Moscow. 2002.
COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; NEVES, Lucas P. Métodos Matemáticos Aplicados nas Engenharias via Sistemas Computacionais. SINEPEM-IFPA. 2019.
COSTA, Heictor A. de O.; COSTA, Denis C. L.; FRANCÊS, Carlos R.; GOMES, Larissa L.; ROCHA, E. M.; ANDRADE, S. H. Fractional Order Differential Calculus Applied on Decision Making System to Smart Grid Management via Decision Trees. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 16, p. e38101623387. DOI: 10.33448/rsd-v10i16.23387. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/23387. 2021a.
COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; Silva, Hugo C. M. da; SILVA, Silvio T. T. da. Matemática Computacional Aplicada à Ciência e Tecnologia. Belém, PA, SINEPEM-IFPA. 2021b.
COSTA, Denis C. L.; COSTA, Heictor A. de O.; MENESES, Lair A. de; LIMA, Mara L. V. de; REIS, A. C. F.; PINHEIRO, H. F. B.; COSTA, E. F. da; SILVA, A. R. dos S. da; REIS, A. C. F.; RAIOL, F. M.; SANTOS, R. C. P. dos. Thermoelectric generation with reduced pollutants made possible by bio-inspired computing. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 1, p. e7611124568. DOI: 10.33448/rsd-v11i1.24568. Disponível em: https: //rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/24568. 2022.
COSTA, Denis C. L.; ROSÁRIO, Danileno M. do; SUZUKI, Júlio C. Ensino-Aprendizagem em Ciências, Matemática e Tecnologia - São Paulo: FFLCH/USP. Raízes da Educação, v.3. ISBN 978-85-7506-411-5. DOI 10.11606/9788575064115. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/865/780/2863. 2022.
FOSSA, John A. Algumas Considerações Teóricas sobre o Ensino de Matemática por Atividades. REMATEC: Revista de Matemática, Ensino e Cultura, Ano 15, Número 35, p.10-26 ISSN: 2675-1909. DOI: http://dx.doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p10-26.id283. 2020.
GNU OCTAVE. High-level language, primarily intended for numerical computations. https://octave.org/. 2023.
LIANG, HongJing; LIU, JinSheng; WANG, Rong; SONG, YaQin; ZHOU, YuanYuan. Application Research of Field Theory in the Problem of Colleges and Universities Innovation Team Aggregation. Hindawi. Mathematical Problems in Engineering. https://doi.org/10.1155/2020/5376184. 2020.
MAFRA, José R. e S.; SÁ, Pedro F. de; Uma Perspectiva Teórica Para o Ensino de Matemática por Atividades Experimentais. Revista Exitus, Santarém/PA, Vol. 13, p. 01 – 21. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID1981. ISSN 2237-9460. 2023.
MARTIN, John L. What Is Field Theory? American Journal of Sociology, Vol. 109, No. 1, pp. 1-49 Published by: The University of Chicago Press. http://www.jstor.org/stable/10.1086/375201. 2003.
PIMENTEL, D. E. Metodologia da resolução de problemas no planejamento de atividades para a transição da aritmética para a álgebra. 133 f. Dissertação – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2010.
RAPIDMINER. Data Science Platform. https://rapidminer.com/. 2023.
SÁ, Pedro F. de. Possibilidades do Ensino de Matemática por Atividades. Simpósio Nacional sobre o Ensino e Pesquisa de Matemática no Contexto da Educação, Ciência e Tecnologia - SINEPEM. ISBN 978-85-62855-97-9 (V. 7), ISBN 978-85-62855-87-0 (Coleção). Belém – Pa. 2019.
SEAC. Secretaria de Estratégia e Articulação da Cidadania. Usinas da Paz. http://www.seac.pa.gov.br/content/usinas-da-paz. 2022.
SEDUC. Secretaria de Estado de Educação. https://www.seduc.pa.gov.br/. 2023.
WAGNER, Joseph F. Students’ Obstacles to Using Riemann Sum Interpretations of the Definite Integral. Int. J. Res. Undergrad. Math. Ed. 4, 327–356. https://doi.org/10.1007/s40753-017-0060-7. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.