ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID – 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2958

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Ensino e aprendizagem. Tecnologia

Resumo

Uma das principais etapas na formação do acadêmico em um determinado curso de licenciatura é, sem dúvida, o período do estágio supervisionado. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre os desafios vivenciados no estágio do Curso de Licenciatura em computação em tempos de pandemia provocada pelo Coronavírus, destacando as soluções encontradas com apoio na tecnologia para a melhoria do ensino e aprendizagem em turmas de ensino médio integrado ao técnico, no Instituto Federal do Amazonas/Campus Itacoatiara, Brasil. A metodologia centra-se numa abordagem qualitativa, com interpretação analítico-descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados o caderno de campo, a observação, a coparticipação e regência mediada pelo smartphone, dentro dos grupos de WhatsApp, e reuniões na plataforma Google Meet. Esses espaços virtuais e suas interações serviram como base para análise do material aqui apresentado. Os participantes eram compostos por uma estagiária, 3 professores, e as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das disciplinas artes, projeto integrador I (algoritmo e lógica) e empreendedorismo, respectivamente. Os resultados desta pesquisa demonstram que o estágio supervisionado em computação proporcionou, a partir de suas observações, momentos de interação e  um contato mais íntimo e recíproco com alunos e educadores já atuantes e com experiência na área do ensino e aprendizagem, a inovação dos métodos de ensino de professores e estudantes com apoio da tecnologia e muita resiliência ao propiciarem momentos de aprendizagem, mesmo em tempos de grandes limitações provocadas pela pandemia.

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Biografia do Autor

Valéria Grana Nogueira

Graduanda em Licenciatura em Computação pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA). 

Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa

Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University, Flórida, USA. Professor na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara (CESIT/UEA). 

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Publicado

28/03/2023

Como Citar

Grana Nogueira, V., & de Oliveira Barbosa, L. S. (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID – 19. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(3), e432958. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2958