ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COMPUTAÇÃO: TECNOLOGIA, ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID – 19
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i3.2958Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Ensio e AprendizagemResumo
Uma das principais etapas na formação do acadêmico em um determinado curso de licenciatura é, sem dúvida, o período do estágio supervisionado. Este trabalho tem como objetivo discorrer sobre os desafios vivenciados no estágio do Curso de Licenciatura em computação em tempos de pandemia provocada pelo Coronavírus, destacando as soluções encontradas com apoio na tecnologia para a melhoria do ensino e aprendizagem em turmas de ensino médio integrado ao técnico, no Instituto Federal do Amazonas/Campus Itacoatiara, Brasil. A metodologia centra-se numa abordagem qualitativa, com interpretação analítico-descritiva, tendo como instrumentos de coleta de dados o caderno de campo, a observação, a coparticipação e regência mediada pelo smartphone, dentro dos grupos de WhatsApp, e reuniões na plataforma Google Meet. Esses espaços virtuais e suas interações serviram como base para análise do material aqui apresentado. Os participantes eram compostos por uma estagiária, 3 professores, e as turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das disciplinas artes, projeto integrador I (algoritmo e lógica) e empreendedorismo, respectivamente. Os resultados desta pesquisa demonstram que o estágio supervisionado em computação proporcionou, a partir de suas observações, momentos de interação e um contato mais íntimo e recíproco com alunos e educadores já atuantes e com experiência na área do ensino e aprendizagem, a inovação dos métodos de ensino de professores e estudantes com apoio da tecnologia e muita resiliência ao propiciarem momentos de aprendizagem, mesmo em tempos de grandes limitações provocadas pela pandemia.
Downloads
Referências
ARANTES, P. B.; TOQUETÃO, S. C. Multiletramentos na infância: como ficam as crianças no isolamento provocado pela pandemia covid-19? In: LIBERALI et al. (Org.). Educação em tempos de pandemia: brincando com um mundo possível. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020. p. 217-226.
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Em Rede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em:14 fev.2023.
CAVALCANTE, João Roberto. SANTOS, Auguto César Cardoseo dos. BREMM, João Matheus. LOBO, André de Paula. MARCÁRIO, Eduardo Marques Macário. OLIVEIRA, Wanderson Kleber de. FRANÇA, Giovanny Vinícius Araújo de. COVID-19 no Brasil: evolução da epidemia até a semana epidemiológica 20 se 2020. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOMES, E. M. Importância da formação continuada para alfabetização e letramento digital. Trabalho Final de Curso. Núcleo de Educação a Distância, Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, MG, 2019.
MONTEIRO, E. C. Educação na pandemia: a experiência de uma escola da rede municipal de ensino de campina grande(pb). Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/68460. Acesso em: 14 fev. 2023.
SIBILIA, Paula. O Homem Pós-Orgânico: Corpo, subjetividade e tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
SOARES, M. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed. 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2020.
UFPA. CONSEPE. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Disponível em: http://proeg.ufpa.br/images/Artigos/Normas/Resolucao_5294_2020_CONSEPEAprovaoERE naUFPA.pdf. Acesso em: 0 7mar. 2023.
VIEIRA, L.; RICCI, M. C. C. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL Le t_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.