O LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Silvania Maria Roque
  • José Matias Leal Bezerra
  • Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa
  • Grazieli Pakulsky Leimann Rosa

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3034

Palavras-chave:

Professor, Estudo de química, Escola

Resumo

A química de coordenação é um tema dentro da disciplina de química inorgânica com inúmeras aplicações em diversas áreas do conhecimento. A exposição de um graduando a esses conhecimentos específicos pode ampliar seu leque de conhecimentos químicos e afetar seu desempenho profissional na escola básica. Este artigo descreve um estudo que teve como objetivo refletir sobre a contribuição dos laboratórios do ensino superior na formação de professores por meio da prática da química de coordenação. Para tanto, são realizados cursos ampliados com professores que lecionam química na educação básica. A planificação do currículo assenta na relação entre os conteúdos de química geral ministrados no ensino básico e os conteúdos de química de coordenação ministrados em disciplinas teóricas e experimentais durante a formação inicial. O objetivo de estabelecer essa relação é dar sentido à prática da química de coordenação para que os professores possam se relacionar com seu desempenho em sala de aula. Além de discutir a química envolvida nos experimentos, as práticas buscam contextualizá-los em uma perspectiva histórica para auxiliar na busca de significado. Os resultados gerados por este estudo sugerem que o Laboratório de Ensino Superior na formação de professores pode auxiliar os professores em suas atividades profissionais, ajudando-os a se relacionar com o que é ensinado nas escolas básicas.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Silvania Maria Roque

Graduada em Educação Física pela Faculdade Cidade João Pinheiro (FCJP), Pedagogia pelo Centro Universitário Faveni (UNIFAVENI) e Normal Superior (Unimontes Montes Claros). Especialização em Gestão e Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Escolar e Supervisão Escolar pela Associação Educativa do Brasil Faculdade de Janauba (SOEBRAS) e Mestranda em Educação: especialização formação de professores pela Universidade Europeia del Atlântico (UNEATLÁNTICO) – Espanha.

José Matias Leal Bezerra

Graduação em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

Maria Gorete Barbosa de Oliveira Sousa

Graduação em Língua Portuguesa pela Faculdade Regional, Ciências e Letras Candeias – (FAC), Conclusão do Magistério, pós graduada em Gestão Escolar pela FAC e mestranda em Educação pela UNIUB – Porto Rico.

Grazieli Pakulsky Leimann Rosa

Graduação em Letras. Pós graduada em Metodologia da Língua Espanhola e Língua Inglesa, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa e Educação Infantil - Anos Iniciais e Psicopedagogia. Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

17/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Maria Roque, S., Matias Leal Bezerra, J., Gorete Barbosa de Oliveira Sousa, M., & Pakulsky Leimann Rosa, G. (2023). O LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443034. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3034