O LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3034Palavras-chave:
Professor, Estudo de química, EscolaResumo
A química de coordenação é um tema dentro da disciplina de química inorgânica com inúmeras aplicações em diversas áreas do conhecimento. A exposição de um graduando a esses conhecimentos específicos pode ampliar seu leque de conhecimentos químicos e afetar seu desempenho profissional na escola básica. Este artigo descreve um estudo que teve como objetivo refletir sobre a contribuição dos laboratórios do ensino superior na formação de professores por meio da prática da química de coordenação. Para tanto, são realizados cursos ampliados com professores que lecionam química na educação básica. A planificação do currículo assenta na relação entre os conteúdos de química geral ministrados no ensino básico e os conteúdos de química de coordenação ministrados em disciplinas teóricas e experimentais durante a formação inicial. O objetivo de estabelecer essa relação é dar sentido à prática da química de coordenação para que os professores possam se relacionar com seu desempenho em sala de aula. Além de discutir a química envolvida nos experimentos, as práticas buscam contextualizá-los em uma perspectiva histórica para auxiliar na busca de significado. Os resultados gerados por este estudo sugerem que o Laboratório de Ensino Superior na formação de professores pode auxiliar os professores em suas atividades profissionais, ajudando-os a se relacionar com o que é ensinado nas escolas básicas.
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