EDUCAÇÃO EM PAUTA: REPERCUSSÕES DO USO DA TECNOLOGIA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Adriana da Silveira Moraes
  • Girleide da Silva Lima
  • Magda Lima dos Santos
  • Anelli de Sena Araujo Leandro

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3056

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Tecnologias

Resumo

As práticas educacionais fazem parte do processo de ensino e aprendizagem e vem transpassando de geração para geração de professores à medida que o mundo evolui. As tecnologias de informação e comunicação (TICs) representam uma ferramenta importante no que tange à prática educacional, fazendo parte da educação de alunos e professores em formação continuada. Esse estudo teve como objetivo geral pesquisar as repercussões do uso da tecnologia como prática pedagógica na formação de professores. Como metodologia destacou-se a revisão de literatura, cuja busca bibliográfica foi realizada nas bases de dados Pubmed, SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde, Portal Capes, Lilacs e Google Acadêmico, complementada com uma busca manual nas listas de referências dos trabalhos selecionados. Concluindo que a tecnologia como prática de ensino é eficiente, visto que facilita os recursos de aprendizagem tanto para alunos quanto professores, sejam eles da educação regular ou formação qualificada superior.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

  • Adriana da Silveira Moraes

    Magistério atual curso normal. Graduada em Matemática, Facos/Facad Osorio- RS. Pós graduada em Pedagogia Gestora: Orientação, Supervisão e Administração Escolar, UNICS/PR, Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Ulbra RS e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

     

  • Girleide da Silva Lima

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Gestão e Planejamento Pedagógico e em Psicopedagogia e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

     

  • Magda Lima dos Santos

    Graduada em Pedagogia com Habilitação nas Séries Iniciais do Ensino fundamental. Pós graduada em Planejamento e Gestão Educacional e mestranda em Educação - Formação de Professores, pela Universidade Europeia Del Atlântico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Anelli de Sena Araujo Leandro

    Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

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Publicado

24/04/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO EM PAUTA: REPERCUSSÕES DO USO DA TECNOLOGIA PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(4), e443056. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i4.3056