UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Thais Aparecida Correa Alves
  • Anelli de Sena Araujo Leandro
  • Alexandra Bodnariuc Garattini

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3061

Palavras-chave:

Gestão escolar, Democrática, Educação

Resumo

Este estudo carrega consigo o desígnio de analisar a magnitude atribuída à performance da gestão escolar voltada para uma Educação empreendedora, mostrando suas vantagens e desvantagens, buscando elencar as suas limitações e perspectivas. Para alcançar tal desígnio, a metodologia empregada é de cunho sistemático, por meio de leituras e análises em livros, revistas, artigos científicos e sites educacionais, subsídios que reforcem a sua consulta de caráter qualitativo. De acordo com o estudo dos dados apurados, será possível mostrar como se faz imprescindível que os gestores escolares, de forma democrática, estejam realmente preparados com uma formação que envolva o empreendedorismo, mostrando-se altamente capacitados a contribuírem com sua equipe docente, afiançando suporte tanto teórico quanto metodológico a todos, por meio de situações-problema relacionadas a este tema. Compreende-se que o empreendedorismo não pode ser encarado como algo breve, pois quando bem trabalhado por toda equipe, edifica-se proficuamente, favorecendo para que todo aluno consiga realmente se colocar na escola como um aprendiz capaz de encarar seus novos desafios. Assim, a desenvoltura para gerir e, principalmente, para conseguir mediar relações que envolvam a aprendizagem de forma empreendedora, é uma atuação que se espera de todos os gestores escolares, ou seja, a de que realmente se sintam enredados na luta por uma verdadeira educação de qualidade.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Thais Aparecida Correa Alves

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Integradas de Aracruz. Pós graduada Lato Sensu em Educação Especial pela Facibra e mestranda pela Fundação Universitária Iberoamericana (UNINI – Porto Rico).

Anelli de Sena Araujo Leandro

Graduação em Farmácia. Pós graduada em Farmácia Clínica e Farmácia Estética. Mestranda em Formação de Docência Superior.  Mestranda em Educação – Especialização em Formação de Professores pela Uneatlántico – Espanha.

Alexandra Bodnariuc Garattini

Graduada  em Pedagogia para Educação Infantil pela UFMT. Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela UCAM Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação - Especialização em Organização e gestão de Centros Educativos pela Uneatlantico – Espanha.

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Publicado

30/04/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Correa Alves, T. A., de Sena Araujo Leandro, A., & Bodnariuc Garattini, A. (2023). UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(5), e453061. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3061