UMA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA E VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3061Palavras-chave:
Gestão escolar, Democrática, EducaçãoResumo
Este estudo carrega consigo o desígnio de analisar a magnitude atribuída à performance da gestão escolar voltada para uma Educação empreendedora, mostrando suas vantagens e desvantagens, buscando elencar as suas limitações e perspectivas. Para alcançar tal desígnio, a metodologia empregada é de cunho sistemático, por meio de leituras e análises em livros, revistas, artigos científicos e sites educacionais, subsídios que reforcem a sua consulta de caráter qualitativo. De acordo com o estudo dos dados apurados, será possível mostrar como se faz imprescindível que os gestores escolares, de forma democrática, estejam realmente preparados com uma formação que envolva o empreendedorismo, mostrando-se altamente capacitados a contribuírem com sua equipe docente, afiançando suporte tanto teórico quanto metodológico a todos, por meio de situações-problema relacionadas a este tema. Compreende-se que o empreendedorismo não pode ser encarado como algo breve, pois quando bem trabalhado por toda equipe, edifica-se proficuamente, favorecendo para que todo aluno consiga realmente se colocar na escola como um aprendiz capaz de encarar seus novos desafios. Assim, a desenvoltura para gerir e, principalmente, para conseguir mediar relações que envolvam a aprendizagem de forma empreendedora, é uma atuação que se espera de todos os gestores escolares, ou seja, a de que realmente se sintam enredados na luta por uma verdadeira educação de qualidade.
Downloads
Referências
CARDOSO, M. R. G. 2018. O impacto das TIC's sobre a educação do século XXI. Cadernos da FUCAMP, v. 14, n. 20.
DOLABELA. F. 2018. Empreendedorismo, uma forma de ser: Saiba o que são empreendedores individuais e coletivos. Brasília, DF: Agência de Educação para o Desenvolvimento.
LIMA, J. F. L. de. 2021. Reflexões sobre gestão educacional no contexto da Rede Sinodal de Educação. In: GOLDMEYER, Maguito C.; LIMA, João Francisco Lopes de; WACHS, M. C.; AIRES, P. R. M. (Org.). Gestão Escolar. São Leopoldo: Sinodal/Rede Sinodal de Educação.
LOPES, R. M. (Org.). 2017. Educação Empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier; São Paulo: Sebrae.
MALACARNE, R.; BRUSTEIN, J.; BRITO, M. D. 2018. Formação de técnicos agropecuários empreendedores: o caso do IFES e sua participação na OBAP. In: GIMENEZ, F. A. P. et. al. Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR.
MARTINS, S. N. 2018. Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores. 2018. 171 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MOREIRA, J. A. 2020. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, v. 20.
PASSOS, Ed.; BARROS, R. B. 2019. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina.
PAZ, Mário Sérgio de Oliveira; ALMEIDA, Núbia Regia de Almeida; ARAÚJO, Jaqueline Pereira de; RAMOS, Ayrton Moraes. 2021. Envolvimento dos discentes nas atividades escolares em tempos de pandemia do COVID-19: Ações desenvolvidas pelo o IFPA – Campus Paragominas. Society and Developmente, v.10, n.3.
SANTOS, Sandra Puhl dos. 2018. Educação empreendedora e pedagogia da alternância na perspectiva do desenvolvimento local sustentável: a experiência de jovens da Casa Familiar Rural (CFR). 22f. Dissertação (mestrado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Campus Ijuí. 2018.
SCHAEFER, Ricardo; MINELLO, Ítalo Fernando. 2018. Educação Empreendedora: premissas, objetivos e metodologias. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 10, n. 3.
SILVA, Jaciane G.S.L.; LIMA, S.F.; SOUZA, V.M. 2019. A gestão escolar e a inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática pedagógica. Revista Mais Educação - Editora Centro Educacional Sem Fronteiras, V.2, N.6, São Paulo.
SILVA, Júlio Fernando; PENA, Roberto Patrus Mundim. 2017. O “bê-á-bá” do ensino em empreendedorismo: uma revisão da literatura sobre os métodos e práticas da educação empreendedora. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 2.
SOUZA, Francimeire Sales; LIMA, Aldaires Aires da Silva; ROSSETI, Gisela Hahn. 2019. Empreendedorismo socioambiental: uma abordagem transdisciplinar nos cursos técnicos integrados do campus boa vista zona oeste. Revista de Empreendedorismo & Inovação, v. 1, n. 1.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.