OS DESAFIOS DA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PÓS- PANDEMIA: UM ESTUDO NA EEMTI TABELIÃO JOSÉ PINTO QUEZADO

Autores

  • Alvaro Carvalho Dias da Silva
  • Jorge Luiz Pereira Correia
  • Simone Neves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3297

Palavras-chave:

Pandemia. Desafios. Educação. Ensino Remoto.

Resumo

Entre os anos de 2020 e 2021, vivenciamos uma pandemia a qual os professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade: o ensino remoto. Desde então, a tal modalidade de ensino tem sido um grande desafio para a educação brasileira, sobretudo a que é ofertada pelo sistema público, visto que há uma grande diversidade socioeconômica cultural, étnica, entre outras variáveis que interferem no processo formativo. O presente trabalho, por meio da metodologia de um estudo de caso, visou apresentar as dificuldades e estratégias desenvolvidas pelos docentes da instituição de ensino EEMTI Tabelião José Pinto Quezado em relação à recomposição das aprendizagens no Pós Pandemia. A partir dos resultados deste trabalho, foi possível perceber que as dificuldades se apresentaram de diversas formas sendo, por exemplo, o fato de o professor não estar familiarizado com as metodologias adotadas no ensino remoto bem como, a falta de recursos tecnológicos. Quando se observa a experiência com utilização das tecnologias informacionais, além das dificuldades presenciadas como a apropriação de tais ferramentas, alguns professores relataram que foi um grande desafio, porém um conhecimento que agregou significativamente para a sua formação, pois possibilita aos docentes estarem sempre preparados para eventuais situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alvaro Carvalho Dias da Silva

FACSU - Faculdade Sucesso.

Jorge Luiz Pereira Correia

Ecumenical World University.

Simone Neves Pereira

Ecumenical World University.

Referências

BARROS, Fernanda Costa; DE PAULA VIEIRA, Darlene Ana. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.

COUTINHO, Joseane Scheila; CIGOLLINI, A. A. Alternativas metodológicas para o ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. Governo do Paraná, 2014.

DA SILVA GABRIEL, Nilson et al. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terra e Didatica, v. 17, p. e021005-e021005, 2021.

GALZERANO, Luciana Sardenha. Políticas educacionais em tempos de pandemia. Argumentum, v. 13, n. 1, p. 123-138, 2021.

GATTI, Bernardete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos avançados, v. 34, p. 29-41, 2020.

GRANJEIRO, Érica Maria et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, p. 591-602, 2020.

HOADLEY, Ursula. Schools in the Time of COVID-19: Impacts of the Pandemic on Curriculum. Resep Non-Economic Working Paper, Stellenbosch University, v. 9, p. 2021, 2020.

MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Revista Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, 2020.

MENDES, Mariane; OLIVEIRA, Silmara. Ensino remoto em tempos de pandemia: o perfil e as demandas educacionais e sociais dos professores, Maceió- AL 2020.

MINTO, Lalo Watanabe. A Pandemia na Educação. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. 139-154, 2021.

QUIRINO, V. L. Ensino Remoto: alguns desafios presentes para os professores da educação básica. Paraíba, 2020.

ROLIM, Ronnielle Cabral. Impactos do ensino tradicional durante a retomada das aulas presenciais. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 4, p. e341363-e341363, 2022.

SANTOS, Maria Lucia; PERIN, Conceição Solange Bution. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Versão On-line ISBN, p. 978-85, 2013.

SANTOS, Jamilly Rosa; ZABOROSKI, Elisângela. Ensino Remoto e Pandemia de CoViD-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções, v. 16, n. 55, p. 41-57, 2020.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.

Downloads

Publicado

05/06/2023

Como Citar

Carvalho Dias da Silva, A., Pereira Correia, J. L., & Neves Pereira, S. (2023). OS DESAFIOS DA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PÓS- PANDEMIA: UM ESTUDO NA EEMTI TABELIÃO JOSÉ PINTO QUEZADO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463297. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3297