OS DESAFIOS DA RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS NO PÓS- PANDEMIA: UM ESTUDO NA EEMTI TABELIÃO JOSÉ PINTO QUEZADO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3297Palavras-chave:
Pandemia. Desafios. Educação. Ensino Remoto.Resumo
Entre os anos de 2020 e 2021, vivenciamos uma pandemia a qual os professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade: o ensino remoto. Desde então, a tal modalidade de ensino tem sido um grande desafio para a educação brasileira, sobretudo a que é ofertada pelo sistema público, visto que há uma grande diversidade socioeconômica cultural, étnica, entre outras variáveis que interferem no processo formativo. O presente trabalho, por meio da metodologia de um estudo de caso, visou apresentar as dificuldades e estratégias desenvolvidas pelos docentes da instituição de ensino EEMTI Tabelião José Pinto Quezado em relação à recomposição das aprendizagens no Pós Pandemia. A partir dos resultados deste trabalho, foi possível perceber que as dificuldades se apresentaram de diversas formas sendo, por exemplo, o fato de o professor não estar familiarizado com as metodologias adotadas no ensino remoto bem como, a falta de recursos tecnológicos. Quando se observa a experiência com utilização das tecnologias informacionais, além das dificuldades presenciadas como a apropriação de tais ferramentas, alguns professores relataram que foi um grande desafio, porém um conhecimento que agregou significativamente para a sua formação, pois possibilita aos docentes estarem sempre preparados para eventuais situações.
Downloads
Referências
BARROS, Fernanda Costa; DE PAULA VIEIRA, Darlene Ana. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 826-849, 2021.
COUTINHO, Joseane Scheila; CIGOLLINI, A. A. Alternativas metodológicas para o ensino da geografia nos anos finais do ensino fundamental. Governo do Paraná, 2014.
DA SILVA GABRIEL, Nilson et al. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terra e Didatica, v. 17, p. e021005-e021005, 2021.
GALZERANO, Luciana Sardenha. Políticas educacionais em tempos de pandemia. Argumentum, v. 13, n. 1, p. 123-138, 2021.
GATTI, Bernardete A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos avançados, v. 34, p. 29-41, 2020.
GRANJEIRO, Érica Maria et al. Estratégias de ensino à distância para a educação interprofissional em Saúde frente à pandemia COVID-19. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, v. 9, p. 591-602, 2020.
HOADLEY, Ursula. Schools in the Time of COVID-19: Impacts of the Pandemic on Curriculum. Resep Non-Economic Working Paper, Stellenbosch University, v. 9, p. 2021, 2020.
MARCON, Karina. Inclusão e exclusão digital em contextos de pandemia: que educação estamos praticando e para quem? Revista Criar Educação, v. 9, n. 2, p. 80-103, 2020.
MENDES, Mariane; OLIVEIRA, Silmara. Ensino remoto em tempos de pandemia: o perfil e as demandas educacionais e sociais dos professores, Maceió- AL 2020.
MINTO, Lalo Watanabe. A Pandemia na Educação. RTPS-Revista Trabalho, Política e Sociedade, v. 6, n. 10, p. 139-154, 2021.
QUIRINO, V. L. Ensino Remoto: alguns desafios presentes para os professores da educação básica. Paraíba, 2020.
ROLIM, Ronnielle Cabral. Impactos do ensino tradicional durante a retomada das aulas presenciais. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, v. 3, n. 4, p. e341363-e341363, 2022.
SANTOS, Maria Lucia; PERIN, Conceição Solange Bution. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Versão On-line ISBN, p. 978-85, 2013.
SANTOS, Jamilly Rosa; ZABOROSKI, Elisângela. Ensino Remoto e Pandemia de CoViD-19: Desafios e oportunidades de alunos e professores. Interacções, v. 16, n. 55, p. 41-57, 2020.
VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.