EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3386

Palavras-chave:

EAD, Ensino, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo faz uma revisão da literatura disponível sobre a Educação a Distância (EAD) e, também, apresenta um panorama das Políticas Públicas de educação brasileira, vistas como instrumento de inclusão social e democratização no Brasil. Como um fator potencializador da EaD apresenta uma breve revisão teórica acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), que são as ferramentas facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais, em especial na EaD. Em seguida, apresenta os resultados e análises de uma pesquisa realizada com estudantes de cursos superiores (graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) na modalidade de Educação a Distância (EAD). A metodologia para este estudo foi a seleção e a análise de textos orientam as Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância. Ele está estruturado em três partes, sendo que na primeira serão apresentados os conceitos e as concepções da Educação a Distância; na segunda, uma visão geral das Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância, e na terceira a análise da pesquisa com estudantes de EaD, concluindo com as considerações finais e as referências bibliográficas.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

  • Roberto Carlos Farias de Oliveira

    Graduado em Letras/Literatura e em Artes Visuais. Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira e em Arteterapia. Mestrado em Ciências da Educação e em Artes da Cena. Doutorando em Ciências da Educação.

  • Maria Diva Silva Gomes

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em psicopedagogia e Gestão Educacional. Mestrado em Educação e doutorando em Educação.

  • Davi Oliveira da Cruz

    Graduação em Licenciatura Plena em Matemática. Pós graduação em Ensino da Matemática e da Física. Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação. Doutorando em Ciências da Educação.

  • Leonardo Henrique Santos Mello

    Graduado em Sistemas de Informação / Engenharia de Software. Pós Graduação Lato Sensu em MBA em Gerenciamento de Projetos, Pericia Digital Forense, Docência Universitária. Mestrado em Educação e Doutorando em Sistemas Inteligentes e em Educação.

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Publicado

14/06/2023

Como Citar

EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463386. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3386