EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3386

Palavras-chave:

EAD, Ensino, Políticas públicas

Resumo

O presente artigo faz uma revisão da literatura disponível sobre a Educação a Distância (EAD) e, também, apresenta um panorama das Políticas Públicas de educação brasileira, vistas como instrumento de inclusão social e democratização no Brasil. Como um fator potencializador da EaD apresenta uma breve revisão teórica acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), que são as ferramentas facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais, em especial na EaD. Em seguida, apresenta os resultados e análises de uma pesquisa realizada com estudantes de cursos superiores (graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) na modalidade de Educação a Distância (EAD). A metodologia para este estudo foi a seleção e a análise de textos orientam as Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância. Ele está estruturado em três partes, sendo que na primeira serão apresentados os conceitos e as concepções da Educação a Distância; na segunda, uma visão geral das Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância, e na terceira a análise da pesquisa com estudantes de EaD, concluindo com as considerações finais e as referências bibliográficas.

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Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Roberto Carlos Farias de Oliveira

Graduado em Letras/Literatura e em Artes Visuais. Pós Graduação Lato Sensu em Literatura Brasileira e em Arteterapia. Mestrado em Ciências da Educação e em Artes da Cena. Doutorando em Ciências da Educação.

Maria Diva Silva Gomes

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em psicopedagogia e Gestão Educacional. Mestrado em Educação e doutorando em Educação.

Davi Oliveira da Cruz

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática. Pós graduação em Ensino da Matemática e da Física. Mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação. Doutorando em Ciências da Educação.

Leonardo Henrique Santos Mello

Graduado em Sistemas de Informação / Engenharia de Software. Pós Graduação Lato Sensu em MBA em Gerenciamento de Projetos, Pericia Digital Forense, Docência Universitária. Mestrado em Educação e Doutorando em Sistemas Inteligentes e em Educação.

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Publicado

14/06/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Farias de Oliveira, R. C., Silva Gomes, M. D., Oliveira da Cruz , D., & Santos Mello , L. H. (2023). EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463386. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3386