EAD E ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO: POLÍTICAS PÚBLICAS E USO DE TICS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3386Palavras-chave:
EAD, Ensino, Políticas públicasResumo
O presente artigo faz uma revisão da literatura disponível sobre a Educação a Distância (EAD) e, também, apresenta um panorama das Políticas Públicas de educação brasileira, vistas como instrumento de inclusão social e democratização no Brasil. Como um fator potencializador da EaD apresenta uma breve revisão teórica acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TIDCs), que são as ferramentas facilitadoras para o processo de ensino e aprendizagem nos ambientes educacionais, em especial na EaD. Em seguida, apresenta os resultados e análises de uma pesquisa realizada com estudantes de cursos superiores (graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado) na modalidade de Educação a Distância (EAD). A metodologia para este estudo foi a seleção e a análise de textos orientam as Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância. Ele está estruturado em três partes, sendo que na primeira serão apresentados os conceitos e as concepções da Educação a Distância; na segunda, uma visão geral das Políticas Públicas voltadas para o Ensino a Distância, e na terceira a análise da pesquisa com estudantes de EaD, concluindo com as considerações finais e as referências bibliográficas.
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