APRENDIZAGEM INTEGRADA, GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Alexandra Bodnariuc Garattini
  • Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz
  • Edimilson Oliveira Souza
  • João Deoclecio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3544

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem. Gestão Escolar. Equipe Gestora.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma análise a respeito do conceito de avaliação de aprendizagem desenvolvido por uma equipe de gestão no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, tendo em vista os estudos realizados por especialistas na literatura para melhor compreender o verdadeiro papel da equipe gestora na avaliação da aprendizagem no cenário educativo. Assim sendo, percebeu-se que essa trajetória discursiva foi capaz de elucidar que o conceito de avaliação utilizado pelos profissionais da gestão integra um modelo de avaliação de âmbito processual, o qual revela claramente as diversas práticas educativas voltadas para o ensino-aprendizagem efetivo e satisfatório para a melhoria da Educação. Contudo, não se pode deixar de lado a enorme relevância das famílias dos educandos nesse processo de ensino-aprendizagem, pois quando dedicados e fortalecidos pelo desejo de cumprir o seu papel de responsável pela formação dos filhos em parceria com os docentes e gestores comprometidos, o sucesso que tanto é almejado pela escola e sociedade tende a se tornar realidade com muito mais frequência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Alexandra Bodnariuc Garattini

Graduada em Pedagogia para Educação Infantil pela UFMT. Especialização em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela UCAM Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro e Mestranda em Educação - Especialização em Organização e gestão de Centros Educativos pela Uneatlantico – Espanha.

Sibele Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz

Graduada em Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Pós graduada em Administração escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Educação Especial Inclusiva Histórico Profissional Formação Acadêmica pela Faculdade Avantis, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Castelo Branco e mestranda em Educação – Especialização em Organização e Gestão de Centros Educacionais pela UNIB – Porto Rico.

Edimilson Oliveira Souza

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Pós graduado em Gestão Educacional e Criatividade pela Faculdades Integradas de Patos, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Redentor e Gestão de Polos pela Uniasselvi. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

João Deoclecio dos Santos

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Especialização em Gestão em Educação Pública, pela Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Mestrando em Educação pela Uneatlantico.

Referências

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

______. Lei nº 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Imprensa Oficial, 1996.

GRILLO, Marlene. Projeto Político-Pedagógico e prática avaliativa: uma relação necessária. In: ENRICONE, Délcia; GRILLO, Marlene. Avaliação: uma discussão necessária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 4ª Ed. São Paulo: Cortez, 1995.

ROMÃO, José Eustáquio. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. Cortez: Instituto Paulo Freire, 1999.

SILVA, Itamar Mendes da. Self-evaluation and democratic management in school. Ensaio: aval.pol.públ. Educ., vol.18, n.66, pp. 49-64, 2010.

Downloads

Publicado

24/07/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Bodnariuc Garattini, A., Selvina de Oliveira Rodrigues Moniz, S., Oliveira Souza , E., & Deoclecio dos Santos, J. (2023). APRENDIZAGEM INTEGRADA, GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473544. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3544