A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLHA DOS(AS) JOVENS ADOLESCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF BARBACENA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3729Palavras-chave:
Interseccionalidade, Gênero, étnico-racial, Educação Profissional e TecnológicaResumo
O artigo pretende analisar por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa como os estereótipos de gênero e o pertencimento étnico-racial influenciam na escolha dos(as) jovens adolescentes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Barbacena). Em busca de compreender o contexto macro social do público pesquisado, utiliza-se o conceito de interseccionalidade, cunhando pelas estudiosas do feminismo negro, para destacar a incidência das desigualdades sociais vividas pelos(as) estudantes que cruzam as diversas avenidas identitárias, principalmente as de raça e gênero durante o seu percurso acadêmico, e como esses marcadores incidem na escolha dos cursos técnicos integrado ao ensino médio. Por meio dos referenciais teóricos, analisamos as questões de gênero, étnico-raciais e sociais como o conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista e a sua incidência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os dados quantitativos foram coletados pela Plataforma Nilo Peçanha, tendo como recorte histórico os últimos cinco anos. Tal recorte temporal deve-se ao fato de representar um pedaço obscuro na história da democracia e educação brasileira, onde esta vem sendo vítima do desmantelamento e sucateamento, bem como a sociedade vem presenciando altos níveis de complexidade em suas relações socias, principalmente pós impeachment da Presidente Dilma Rousseff, perpassando por um cenário de um governo autoritário, a desvalorização da mulher, dos negros e dos povos originários.
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