A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLHA DOS(AS) JOVENS ADOLESCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF BARBACENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3729

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Gênero, étnico-racial, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo pretende analisar por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa como os estereótipos de gênero e o pertencimento étnico-racial influenciam na escolha dos(as) jovens adolescentes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Barbacena). Em busca de compreender o contexto macro social do público pesquisado, utiliza-se o conceito de interseccionalidade, cunhando pelas estudiosas do feminismo negro, para destacar a incidência das desigualdades sociais vividas pelos(as) estudantes que cruzam as diversas avenidas identitárias, principalmente as de raça e gênero durante o seu percurso acadêmico, e como esses marcadores incidem na escolha dos cursos técnicos integrado ao ensino médio. Por meio dos referenciais teóricos, analisamos as questões de gênero, étnico-raciais e sociais como o conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista e a sua incidência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Os dados quantitativos foram coletados pela Plataforma Nilo Peçanha, tendo como recorte histórico os últimos cinco anos. Tal recorte temporal deve-se ao fato de representar um pedaço obscuro na história da democracia e educação brasileira, onde esta vem sendo vítima do desmantelamento e sucateamento, bem como a sociedade vem presenciando altos níveis de complexidade em suas relações socias, principalmente pós impeachment da Presidente Dilma Rousseff, perpassando por um cenário de um governo autoritário, a desvalorização da mulher, dos negros e dos povos originários.

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Biografia do Autor

  • Cíntia Caroline de Oliveira

    Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Especialização em Educação Especial: Ênfase em Deficiências. Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Ex-Membro da Comissão de Ética Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Membro do Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI´s) do IF Sudeste MG. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, e pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (NEAB/CEFET-MG).

  • Silvani dos Santos Valentim

    Ph.D. em Educação (Temple University, USA). Professora do PPGET e do Departamento de Educação. Gestora da Coordenadoria de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI/CEFET-MG) e pesquisadora das relações raciais educação, trabalho e tecnologias; relações de gênero e diversidades, currículo e formação de professoras (es). Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CNPq), coordena projetos de pesquisa sobre a democratização e popularização do conhecimento científico com ênfase em gênero e raça (Afrociências/CNPq), Afrocientista (Instituto Unibanco e ABPN) e Minas Negras da ABPN (British Council). Integra o Comitê Científico do GT 21 da ANPEd. Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores (as) Negros (as) (ABPN) e integra o World Education Research Association (WERA). 

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02/08/2023

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A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLHA DOS(AS) JOVENS ADOLESCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF BARBACENA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483729. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3729