A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLHA DOS(AS) JOVENS ADOLESCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF BARBACENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3729

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Género, Étnico-racial, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar, por meio de pesquisa qualitativa e quantitativa, como estereótipos de gênero e pertencimento étnico-racial influenciam a escolha de jovens adolescentes em cursos técnicos integrados ao ensino médio no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Barbacena). Para compreender o contexto macro social do público pesquisado, utiliza-se o conceito de interseccionalidade, cunhado pelos estudiosos do feminismo negro, para destacar a incidência de desigualdades sociais vivenciadas por estudantes que atravessam as diversas vias de identidade, especialmente as de raça e gênero durante sua trajetória acadêmica, e como esses marcadores afetam a escolha dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Através dos referenciais teóricos, analisamos as questões de gênero, étnico-raciais e sociais como o conjunto de expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista e sua incidência na Educação Profissional e Tecnológica (CTE). Os dados quantitativos foram coletados pela Plataforma Nilo Peçanha, tendo como recorte histórico os últimos cinco anos. Esse marco temporal deve-se ao fato de representar uma peça obscura na história da democracia e da educação brasileira, onde tem sido vítima de desmonte e sucateamento, bem como a sociedade vem testemunhando altos níveis de complexidade em suas relações sociais, especialmente após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, passando por um cenário de governo autoritário, a desvalorização das mulheres, dos negros e dos povos indígenas.

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Biografias Autor

Cíntia Caroline de Oliveira

Graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012). Especialização em Educação Especial: Ênfase em Deficiência. Atua como Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, Educação, Políticas Afirmativas, Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAE). Ex-membro da Comissão de Ética Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Membro dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI's) do IF Sudeste MG. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e pesquisadora do grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (NEAB/CEFET-MG).

Silvani dos Santos Valentim

Doutoramento em Educação (Temple University, EUA). Professor do PPGET e Departamento de Educação. É gerente da Coordenação de Gênero, Raça, Ações Afirmativas e Identidades (CGRAI/CEFET-MG) e pesquisadora de educação, trabalho e tecnologias de relações raciais; Relações e Diversidades de Género, Currículo e Formação de Professores. Líder do Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/CNPq), coordena projetos de pesquisa sobre democratização e popularização do conhecimento científico com ênfase em gênero e raça (Afrociências/CNPq), Afrocientista (Instituto Unibanco e ABPN) e Minas Negras da ABPN (British Council). É membro do Comitê Científico do GT 21 da ANPEd. É Diretora de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e membro da World Education Research Association (WERA). E-mail: silvani@cefetmg.br.

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Publicado

02/08/2023

Como Citar

de Oliveira, C. C., & dos Santos Valentim, S. (2023). A INFLUÊNCIA DOS ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E DO PERTENCIMENTO ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLHA DOS(AS) JOVENS ADOLESCENTES NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO NO IF BARBACENA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483729. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3729

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