EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM CONTEXTO POLÍTICO DO RESGATE DAS CULTURAS ORIGINÁRIAS E O COMBATE AO RACISMO

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Maria do Socorro Pires de Araujo
  • Erika Ferreira de Souza
  • Rosiane da Conceição Abreu
  • Vaneska Maria de Melo Silva

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3821

Palavras-chave:

Educação, Ensino, Indígena

Resumo

Este trabalho carrega em seu corpo o objetivo de desenvolver uma análise reflexiva acerca das inferências na execução da Lei nº 11.645/2008 entendida como política de âmbito público, educacional e social fundamental para o processo de ensino-aprendizagem voltado à história dos indígenas, bem como saber qual a sua contribuição para a formação das pessoas no Brasil. Este estudo teve sua base fundamentada na Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com uma averiguação totalmente incomum, em que educandos indígenas, docentes, gestores e toda a Equipe Multidisciplinar consolidaram circunstâncias que simbolizam os perímetros da implantação da Lei nº 11.645/2008 nas instituições públicas de ensino no território nacional brasileiro. Com isso, percebeu-se que essas instituições vivem dentro de um panorama que abarca, além de conflitos entre indígenas e fazendeiros pela retomada de terras, o preconceito, a violação dos direitos, a discriminação dentre outras coisas. Desse modo, realizou-se aqui uma pesquisa de cunho bibliográfico pautada em materiais teóricos de autores especialistas no assunto em questão, tencionando-se, com isso, elucidar ainda mais a implementação da lei acima mencionada e sua contribuição para a aprendizagem do sujeito no país.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Maria do Socorro Pires de Araujo

    Graduada em Educação Artística. Pós graduada em Educação Especial e Metodologia do Ensino da Arte. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Erika Ferreira de Souza

    Graduada em Pedagogia. Pós graduada em Lúdico e a Psicomotricidade na Educação Infantil. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Rosiane da Conceição Abreu

    Licenciada em Pedagogia e Artes. Pós graduada em Educação Infantil e Anos Iniciais, AEE e Sala de Recursos Multifuncionais, Ensino Religioso e Artes e Metodologia do Ensino da História e da Geografia. Mestranda em educação pela Uneatlantico.

  • Vaneska Maria de Melo Silva

    Graduada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar. Especialista em Pedagogia Afirmativa: Educação, Cultura e História na Perspectiva Afro-indígena e Psicopedagogia Institucional. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

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Publicado

18/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: UM CONTEXTO POLÍTICO DO RESGATE DAS CULTURAS ORIGINÁRIAS E O COMBATE AO RACISMO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483821. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3821