O ENSINO DE QUÍMICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Milena Vieira Gomes
  • Fernando Albuquerque Luz
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.391

Palavras-chave:

Ensino de química; Amazônia; Contextualização.

Resumo

O ensino de química nem sempre é vinculado à prática e realidade dos discentes, fato que pode gerar a incompreensão dos conteúdos e desinteresse pela disciplina. Este artigo objetiva analisar o uso da contextualização regional dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na disciplina de Química do ensino básico, relacionados ao contexto amazônico. A metodologia consistiu na análise dos livros didáticos do Ensino Médio adotados na rede federal e estadual (1º, 2º e 3º ano) e apresentou uma abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados obtidos mostram que os livros didáticos apresentam uma contextualização voltada mais para área do sul e sudeste, e uma carência representativa para a contextualização voltada para a região amazônica, principalmente nos livros do segundo ano. Dessa forma, faz-se necessário uma complementação dos conteúdos nas metodologias de ensino objetivando contribuir com essa lacuna.

Palavras-chave: Ensino de química; Amazônia; Contextualização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milena Vieira Gomes

Graduanda do Curso de Ciências: Biologia e Química - Universidade Federal do Amazonas

Fernando Albuquerque Luz

Professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas

Downloads

Publicado

11/07/2021

Como Citar

Gomes , M. V., Luz, F. A., & Yamaguchi, K. K. de L. (2021). O ENSINO DE QUÍMICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 2(6), e26391. https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.391