O ENSINO DE QUÍMICA E A CONTEXTUALIZAÇÃO AMAZÔNICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.391Palavras-chave:
Ensino de química; Amazônia; Contextualização.Resumo
O ensino de química nem sempre é vinculado à prática e realidade dos discentes, fato que pode gerar a incompreensão dos conteúdos e desinteresse pela disciplina. Este artigo objetiva analisar o uso da contextualização regional dos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na disciplina de Química do ensino básico, relacionados ao contexto amazônico. A metodologia consistiu na análise dos livros didáticos do Ensino Médio adotados na rede federal e estadual (1º, 2º e 3º ano) e apresentou uma abordagem quali-quantitativa, descritiva e exploratória. Os resultados obtidos mostram que os livros didáticos apresentam uma contextualização voltada mais para área do sul e sudeste, e uma carência representativa para a contextualização voltada para a região amazônica, principalmente nos livros do segundo ano. Dessa forma, faz-se necessário uma complementação dos conteúdos nas metodologias de ensino objetivando contribuir com essa lacuna.
Palavras-chave: Ensino de química; Amazônia; Contextualização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.