TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lucimeri Stoco Beger
  • Josely Marques Luz
  • Maria Quintina Bezerra Ribeiro
  • Maria Andréia Gonçalves
  • Ivone Lima Santos
  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4327

Palavras-chave:

Comunicação. Engajamento estudantil. Registro dos alunos.

Resumo

As inovações tecnológicas para a gestão escolar incluem ferramentas em quase todas as áreas. Ferramentas de engajamento estudantil são aplicações utilizadas em estratégias de marketing digital para direcionar ações ao público-alvo desejado, estabelecer comunicação eficaz nos canais mais utilizados, definir metas de gastos eficientes, automatizar ações e controlar o capital do país. O sistema de aprendizagem coleta informações importantes sobre os hábitos dos alunos. Inclui registros dos alunos, planos de aula, notas, faltas, horários de exames e outras informações. Além de estar integrada à área administrativa, essa ferramenta também possui funções relacionadas ao espaço do aluno no portal escolar e é um importante meio de comunicação com familiares e responsáveis, além de ajudar na organização dos próprios alunos. O uso da tecnologia na gestão escolar melhora os processos de aprendizagem. A geração de grandes volumes de dados fornece à gestão escolar os fatores necessários para avaliar claramente os pontos fortes e fracos de uma escola e servir de base para a tomada de decisões estratégicas. Deste modo, esta pesquisa tem enfoque em apresentar as tecnologias digitais aplicadas à gestão escolar.

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Biografia do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

  • Lucimeri Stoco Beger

    Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

  • Josely Marques Luz

    Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

  • Maria Quintina Bezerra Ribeiro

    Graduada em Teologia e Ciências da Religião. Pós-graduada em Novas Tecnologias, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação - Especialização em as TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

  • Maria Andréia Gonçalves

    Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial, Auditiva, Física, Mental e Visual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento, Neuropsicopedagoga, Psicomotricidade, Psicopedagoga Clínica Institucional, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar e Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Mestranda em Educação.

  • Ivone Lima Santos

    Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Mestranda em Educação

  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

    Graduada em Pedagogia e Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial, Neuropsicopedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Resíduos Sólidos e suas Tecnologias. Mestranda em Educação.

Referências

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Publicado

19/12/2023

Como Citar

TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e3124327. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4327