TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4327Palavras-chave:
Comunicação. Engajamento estudantil. Registro dos alunos.Resumo
As inovações tecnológicas para a gestão escolar incluem ferramentas em quase todas as áreas. Ferramentas de engajamento estudantil são aplicações utilizadas em estratégias de marketing digital para direcionar ações ao público-alvo desejado, estabelecer comunicação eficaz nos canais mais utilizados, definir metas de gastos eficientes, automatizar ações e controlar o capital do país. O sistema de aprendizagem coleta informações importantes sobre os hábitos dos alunos. Inclui registros dos alunos, planos de aula, notas, faltas, horários de exames e outras informações. Além de estar integrada à área administrativa, essa ferramenta também possui funções relacionadas ao espaço do aluno no portal escolar e é um importante meio de comunicação com familiares e responsáveis, além de ajudar na organização dos próprios alunos. O uso da tecnologia na gestão escolar melhora os processos de aprendizagem. A geração de grandes volumes de dados fornece à gestão escolar os fatores necessários para avaliar claramente os pontos fortes e fracos de uma escola e servir de base para a tomada de decisões estratégicas. Deste modo, esta pesquisa tem enfoque em apresentar as tecnologias digitais aplicadas à gestão escolar.
Downloads
Referências
BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2016.
BURAK, D. M. A.; FLACK, S. F. Concepções de gestão escolar presentes no trabalho do diretor nas escolas municipais em Ponta Grossa-PR. In: JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
CROTI, A.; IKESHOJI, E. A. B.; RUIZ, A. R. Gestão Escolar: Reflexões e Importância. Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, 2014.
CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira: a simbiose estado-capital. Palestra proferida em 30 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Campinas. 2014.
FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.
GANDIN, D. Planejamento como processo educativo. Revista de Educação AEC, Brasília: AEC do Brasil, 1984.
ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. A gestão educacional/escolar numa perspectiva democrática. Revista Virtual P@rtes, São Paulo, 2009.
LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LUCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.
MARQUES, V. da S. A Gestão Escolar e as Contribuições dos laços afetivos. 2014. Monografia (Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
PARO, V. H. Gestão da Escola Pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira Est. de Pedagogia, Brasília, v. 75, n. 179/180/181, 1994.
PARO, V. H. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.
REZENDE, A. P. Centro de informação jurídica eletrônico e virtual. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, Brasília, 2000.
SANDER, B. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, 1995.
SILVA, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, v. 1, n. 2, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.
VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.
VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Educação básica: a equidade numa perspectiva territorial. In: XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, Alagoas, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.