TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Lucimeri Stoco Beger
  • Josely Marques Luz
  • Maria Quintina Bezerra Ribeiro
  • Maria Andréia Gonçalves
  • Ivone Lima Santos
  • Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4327

Palavras-chave:

Comunicação. Engajamento estudantil. Registro dos alunos.

Resumo

As inovações tecnológicas para a gestão escolar incluem ferramentas em quase todas as áreas. Ferramentas de engajamento estudantil são aplicações utilizadas em estratégias de marketing digital para direcionar ações ao público-alvo desejado, estabelecer comunicação eficaz nos canais mais utilizados, definir metas de gastos eficientes, automatizar ações e controlar o capital do país. O sistema de aprendizagem coleta informações importantes sobre os hábitos dos alunos. Inclui registros dos alunos, planos de aula, notas, faltas, horários de exames e outras informações. Além de estar integrada à área administrativa, essa ferramenta também possui funções relacionadas ao espaço do aluno no portal escolar e é um importante meio de comunicação com familiares e responsáveis, além de ajudar na organização dos próprios alunos. O uso da tecnologia na gestão escolar melhora os processos de aprendizagem. A geração de grandes volumes de dados fornece à gestão escolar os fatores necessários para avaliar claramente os pontos fortes e fracos de uma escola e servir de base para a tomada de decisões estratégicas. Deste modo, esta pesquisa tem enfoque em apresentar as tecnologias digitais aplicadas à gestão escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Lucimeri Stoco Beger

Graduada em Pedagogia pela UFPR. Pós graduada em Metodologia do ensino de 1° e 2° Graus. Mestranda em Educação pela Uneatlantico.

Josely Marques Luz

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização e Letramento. Mestranda em Educação.

Maria Quintina Bezerra Ribeiro

Graduada em Teologia e Ciências da Religião. Pós-graduada em Novas Tecnologias, Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Educação - Especialização em as TICs na Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha.

Maria Andréia Gonçalves

Graduada em Pedagogia e Educação Especial. Pós-graduada em Educação Especial, Auditiva, Física, Mental e Visual, Transtorno do Espectro Autista, Transtorno Global do Desenvolvimento, Neuropsicopedagoga, Psicomotricidade, Psicopedagoga Clínica Institucional, Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar e Intervenção ABA Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Mestranda em Educação.

Ivone Lima Santos

Graduada em Pedagogia e Artes. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica. Mestranda em Educação

Maria Nilza Andrade Araújo de Oliveira

Graduada em Pedagogia e Superior Tecnológico em Gestão Ambiental. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial, Neuropsicopedagogia, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Resíduos Sólidos e suas Tecnologias. Mestranda em Educação.

Referências

BOSCHETTI, V. R.; MOTA, A. B.; ABREU, D. L. F. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Rev. Gest. Aval. Educ., Santa Maria, v. 5, n. 10, 2016.

BURAK, D. M. A.; FLACK, S. F. Concepções de gestão escolar presentes no trabalho do diretor nas escolas municipais em Ponta Grossa-PR. In: JORNADA NACIONAL DO HISTEDBR, 2011, Ponta Grossa. Anais. Ponta Grossa: UEPG, 2011.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.

CROTI, A.; IKESHOJI, E. A. B.; RUIZ, A. R. Gestão Escolar: Reflexões e Importância. Colloquium Humanarum, v. 11, n. Especial, 2014.

CUNHA, L. A. O legado da ditadura para a educação brasileira: a simbiose estado-capital. Palestra proferida em 30 de maio de 2014, na Universidade Estadual de Campinas. 2014.

FERREIRA, A. B. de H. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007.

GANDIN, D. Planejamento como processo educativo. Revista de Educação AEC, Brasília: AEC do Brasil, 1984.

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. A gestão educacional/escolar numa perspectiva democrática. Revista Virtual P@rtes, São Paulo, 2009.

LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

LUCK, H. et al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

MARQUES, V. da S. A Gestão Escolar e as Contribuições dos laços afetivos. 2014. Monografia (Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

OLIVEIRA, D. A.; ROSAR, M. de F. F. Política e gestão da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PARO, V. H. Gestão da Escola Pública: alguns fundamentos. Revista Brasileira Est. de Pedagogia, Brasília, v. 75, n. 179/180/181, 1994.

PARO, V. H. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

REZENDE, A. P. Centro de informação jurídica eletrônico e virtual. Ciência da Informação, v. 29, n. 1, Brasília, 2000.

SANDER, B. Gestão da Educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, 1995.

SILVA, E. P. da. A importância do Gestor Educacional na Instituição Escolar. Conteúdo, v. 1, n. 2, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VASCONCELLOS, C. S. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano de sala de aula. São Paulo: Libertad, 2002.

VERGARA, Sylvia C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 3.ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2000.

VIEIRA, S. L.; VIDAL, E. M. Educação básica: a equidade numa perspectiva territorial. In: XVIII Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. Maceió, Alagoas, 2006.

Publicado

19/12/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Stoco Beger, L., Marques Luz, J., Quintina Bezerra Ribeiro, M., Andréia Gonçalves, M., Lima Santos, I., & Andrade Araújo de Oliveira, M. N. (2023). TECNOLOGIAS DIGITAIS APLICADAS À GESTÃO ESCOLAR NA FORMAÇÃO DOCENTE. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(12), e3124327. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4327