AS TICS: ABORDAGENS E INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE COM AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Gisele Santos Guimarães
  • Daniel Nunes Ribeiro
  • Isabella Lurdes Henrischen dos Santos
  • Hugo Ronnan Luna Esteves
  • Hosana da Silva Soares
  • Simônica Maria de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4350

Palavras-chave:

As TICS, Educação, Trabalho docente

Resumo

O surgimento da pandemia do COVID-19 trouxe para a sociedade inúmeras dificuldades nos diversos setores, neste panorama, o setor educacional não ficou de fora, exigindo das instituições de ensino mudanças emergenciais, abrindo assim espaço para as modalidades não presenciais de ensino, as quais passaram a ter enorme evidência, uma vez que permitiam a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este estudo tem como propósito desenvolver uma análise acerca da relevância do trabalho com as metodologias ativas voltadas para o ensino remoto e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico fundamentada em conceitos apresentados por autores da literatura para melhor compreender a importância do ensino remoto durante o período pandêmico.  Com isso, revela-se que a modalidade de ensino não presencial tem suas vulnerabilidades, as quais resultam de problemas com a internet, e dizem respeito ao espaço reservado para estudo e determinados impasses com as plataformas on-line. Desse modo, compreende-se que o papel do aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem na modalidade on-line é fundamental para a aquisição dos saberes, mas por outro lado, há determinadas intervenções que impedem o desenvolvimento da autonomia do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ueudison Alves Guimarães

Graduado em Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestre em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University), mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e doutorando em Ciências da Educação pela FICS. 

Gisele Santos Guimarães

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Educação Inclusiva com Ênfase no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Mestranda em Educação.

Daniel Nunes Ribeiro

Graduado em Matemática. Pós-graduado em Educação Matemática. Mestrando em Educação.

Isabella Lurdes Henrischen dos Santos

Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Pós-graduada em Educação Ambiental. Mestranda em Educação.

Hugo Ronnan Luna Esteves

Graduado em Educação Física. Pós-graduado em Treinamento Funcional e Musculação, Psicologia do Esporte e Educação Física Escolar. Mestrando em Educação.

Hosana da Silva Soares

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada Latu Sensu em Formação de Docentes, Educação infantil, Alfabetização e Educação Especial, Ensino Religioso, Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e inspeção e Educação Infantil e Ensino Fundamental. Mestranda em Educação.

Simônica Maria de Oliveira

Graduada em Letras pela União das Faculdades de Alta Floresta, UNIFLOR. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – Universidade Cândido Mendes - UCAM. Mestranda em Educação com especialidade em TICs na Educação – Uneatlântico.

Referências

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Brasilia: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101631. Acesso em: 21 maio 2020.

MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da.; SOUZA, Neila Santini de; BECK, Carmem Lúcia Colomé; SILVA, Karla Kristiane Dames da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, 2018. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141481452018000300704&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 jun. 2020.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

OLIVEIRA, Cláudio de, MOURA, Samuel Pedrosa. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. [S. l.: s. n.], 2015.

PAIVA, Natália Moraes Nolêto de, COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Portal dos psicólogos, 2015.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da escola. . [S. l.: s. n.], 2018.

PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, jul./dez, 2012.

SANTORI, Ademilde Silveira, HUNG, Elias Said, MOREIRA, Patrícia Justo. Uso das TICs como ferramentas de ensino aprendizagem. . [S. l.: s. n.], 2016

SANTOS, Monise Mota dos, FRANÇA, Vanessa de Souza, SANTOS, Leadro dos. Pratica docente na educação infantil: Relação do saber com a aprendizagem da criança. [S. l.: s. n.], 2017.

Downloads

Publicado

23/11/2023

Como Citar

Alves Guimarães, U., Santos Guimarães, G., Nunes Ribeiro, D., Lurdes Henrischen dos Santos, I., Ronnan Luna Esteves, H., da Silva Soares, H., & Maria de Oliveira , S. (2023). AS TICS: ABORDAGENS E INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE COM AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(11), e4114350. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4350