AS TICS: ABORDAGENS E INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE COM AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4350Palavras-chave:
As TICS, Educação, Trabalho docenteResumo
O surgimento da pandemia do COVID-19 trouxe para a sociedade inúmeras dificuldades nos diversos setores, neste panorama, o setor educacional não ficou de fora, exigindo das instituições de ensino mudanças emergenciais, abrindo assim espaço para as modalidades não presenciais de ensino, as quais passaram a ter enorme evidência, uma vez que permitiam a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este estudo tem como propósito desenvolver uma análise acerca da relevância do trabalho com as metodologias ativas voltadas para o ensino remoto e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico fundamentada em conceitos apresentados por autores da literatura para melhor compreender a importância do ensino remoto durante o período pandêmico. Com isso, revela-se que a modalidade de ensino não presencial tem suas vulnerabilidades, as quais resultam de problemas com a internet, e dizem respeito ao espaço reservado para estudo e determinados impasses com as plataformas on-line. Desse modo, compreende-se que o papel do aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem na modalidade on-line é fundamental para a aquisição dos saberes, mas por outro lado, há determinadas intervenções que impedem o desenvolvimento da autonomia do aluno.
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