AS TICS: ABORDAGENS E INFLUÊNCIAS NO TRABALHO DOCENTE COM AS METODOLOGIAS ATIVAS EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4350Palavras-chave:
As TICS, Educação, Trabalho docenteResumo
O surgimento da pandemia do COVID-19 trouxe para a sociedade inúmeras dificuldades nos diversos setores, neste panorama, o setor educacional não ficou de fora, exigindo das instituições de ensino mudanças emergenciais, abrindo assim espaço para as modalidades não presenciais de ensino, as quais passaram a ter enorme evidência, uma vez que permitiam a continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim sendo, este estudo tem como propósito desenvolver uma análise acerca da relevância do trabalho com as metodologias ativas voltadas para o ensino remoto e a sua contribuição para o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico fundamentada em conceitos apresentados por autores da literatura para melhor compreender a importância do ensino remoto durante o período pandêmico. Com isso, revela-se que a modalidade de ensino não presencial tem suas vulnerabilidades, as quais resultam de problemas com a internet, e dizem respeito ao espaço reservado para estudo e determinados impasses com as plataformas on-line. Desse modo, compreende-se que o papel do aluno como protagonista do processo de ensino-aprendizagem na modalidade on-line é fundamental para a aquisição dos saberes, mas por outro lado, há determinadas intervenções que impedem o desenvolvimento da autonomia do aluno.
Downloads
Referências
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Brasilia: IBGE, 2018. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101631. Acesso em: 21 maio 2020.
MACEDO, Kelly Dandara da Silva; ACOSTA, Beatriz Suffer; SILVA, Ethel Bastos da.; SOUZA, Neila Santini de; BECK, Carmem Lúcia Colomé; SILVA, Karla Kristiane Dames da. Metodologias ativas de aprendizagem: caminhos possíveis para inovação no ensino em saúde. Escola Anna Nery, v. 22, n. 3, 2018. DOI: 10.1590/2177-9465-EAN-2017-0435. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S141481452018000300704&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 16 jun. 2020.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
OLIVEIRA, Cláudio de, MOURA, Samuel Pedrosa. TIC’s na educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. [S. l.: s. n.], 2015.
PAIVA, Natália Moraes Nolêto de, COSTA, Johnatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? Portal dos psicólogos, 2015.
PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da escola. . [S. l.: s. n.], 2018.
PIZZANI, L. et al. A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 10, n. 2, jul./dez, 2012.
SANTORI, Ademilde Silveira, HUNG, Elias Said, MOREIRA, Patrícia Justo. Uso das TICs como ferramentas de ensino aprendizagem. . [S. l.: s. n.], 2016
SANTOS, Monise Mota dos, FRANÇA, Vanessa de Souza, SANTOS, Leadro dos. Pratica docente na educação infantil: Relação do saber com a aprendizagem da criança. [S. l.: s. n.], 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.