AS CONTRIBUIÇÕES FREURIANAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E POLÍTICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4392Palavras-chave:
Educação. Paulo Freire. Política Educacional.Resumo
Buscando como objetivo deste artigo, debater as contribuições freirianas para o pensamento crítico e político na Educação contemporânea, este estudo traz à tona o pensamento de que educadores, curriculistas e filósofos de vários países, os quais se mostram claramente comprometidos com um padrão de Educação com caráter emancipatório, compartilham da acepção de que as divagações e estudos de Paulo Freire se mantém constantemente em movimento, dialogando com dessemelhantes motes contemporâneos, como também, trazendo subsídios norteadores para que possa haver a edificação de uma teoria curricular tanto crítica quanto eticamente compelida à humanização dos sujeitos. Com este panorama em mente, este artigo busca analisar os subsídios que conformam a proposta educacional de caráter libertador, como também o diálogo fundador do pensar “freireano”, procurando, com isso, discutir os motes acerca do currículo educacional numa clara perspectiva crítico-emancipatória. Assim, para abrir tal discussão, este estudo busca privilegiar uma abordagem de caráter qualitativo, nomeando, como procedimento investigativo, a pesquisa bibliográfica.
Downloads
Referências
ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda (org.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas. 3. ed. Petrópolis: DP&A, 2008.
KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
LUKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
ORSO, Paulino José (org). Educação, Sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas, SP : Autores Associados, 2007.
SANTIAGO, Maria Eliete. Formação, currículo e prática pedagógica em Paulo Freire. In: BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. (Org.). Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.