AS CONTRIBUIÇÕES FREURIANAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO E POLÍTICO NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i11.4392Palavras-chave:
Educação. Paulo Freire. Política Educacional.Resumo
Buscando como objetivo deste artigo, debater as contribuições freirianas para o pensamento crítico e político na Educação contemporânea, este estudo traz à tona o pensamento de que educadores, curriculistas e filósofos de vários países, os quais se mostram claramente comprometidos com um padrão de Educação com caráter emancipatório, compartilham da acepção de que as divagações e estudos de Paulo Freire se mantém constantemente em movimento, dialogando com dessemelhantes motes contemporâneos, como também, trazendo subsídios norteadores para que possa haver a edificação de uma teoria curricular tanto crítica quanto eticamente compelida à humanização dos sujeitos. Com este panorama em mente, este artigo busca analisar os subsídios que conformam a proposta educacional de caráter libertador, como também o diálogo fundador do pensar “freireano”, procurando, com isso, discutir os motes acerca do currículo educacional numa clara perspectiva crítico-emancipatória. Assim, para abrir tal discussão, este estudo busca privilegiar uma abordagem de caráter qualitativo, nomeando, como procedimento investigativo, a pesquisa bibliográfica.
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Referências
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